Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Seminário "Como investir em Moçambique com o apoio das Instituições Financeiras Internacionais"

A Embaixada de Portugal organizou, no passado dia 26 de fevereiro, ,em colaboração com o GPEARI – Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais do Ministério das Finanças de Portugal, o seminário Como investir em Moçambique com o apoio das Instituições Financeiras Internacionais, nas instalações do Hotel Indy Girassol. O evento contou com a participação de mais de 160 representantes de empresas moçambicanas de capital português. O Embaixador de Portugal, José Augusto Duarte, abriu o evento, tendo sublinhado a importância das referidas empresas para a criação de emprego, beneficiando, por essa via, o desenvolvimento de Moçambique, e destacado como objetivo do evento ajudar os empresários portugueses a conhecerem os mecanismos existentes nas instituições financeiras internacionais para financiamento de projetos neste país.

As Instituições Financeiras Internacionais (IFI) convidadas, Banco Mundial (BM), Sociedade Financeira Internacional (IFC, do Grupo do Banco Mundial), Banco Africano de Desenvolvimento (BAfD) e Banco Europeu de Investimentos (BEI) fizeram, em seguida, apresentações sobre os mecanismos e instrumentos financeiros que dispõem para apoiar empresas e projetos em prol dos países beneficiários.

Seguiram-se encontros bilaterais entre representantes das empresas de capital português presentes no mercado moçambicano e elementos das IFI, numa interacção direta de exploração de potenciais parcerias e oportunidades de financiamento.

Seminário

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail