Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Fundação Galp Energia e Galp Energia Rovuma Moçambique fazem doação de alimentos ao INGC para apoio às vitimas das cheias na Província da Zambézia, com o apoio das autoridades diplomáticas e consulares portuguesas em Moçambique

As cheias que assolaram algumas Províncias do Centro e Norte de Moçambique nos meses de Dezembro de 2014 e Janeiro de 2015, causaram um elevado número de vítimas e deslocados. Só na Província da Zambézia registaram-se um total de 158 vítimas mortais e 177.00 desalojados devido à subida do leito dos rios Licungo e Chire. Esta foi uma das piores cheias dos últimos anos tendo afectado cerca de 33.000 famílias que perderam as suas casas, todos os seus pertences bem como as culturas que eram a sua subsistência.

De modo a minorar o efeito desta calamidade natural, a Fundação Galp Energia, em colaboração com a Galp Energia Rovuma Moçambique, entregaram no dia 4 de Março de 2014, com o apoio das autoridades diplomáticas e consulares portuguesas, um total de cerca de 21 toneladas de farinha de milho ao Instituto Nacional de Gestão de Calamidades de Moçambique (INGC) em Quelimane. O INGC é a entidade oficial que coordena no terreno a assistência às famílias afectadas pelas cheias, estando neste momento a desenvolver acções de relocalização das populações desalojadas para zonas mais afastadas do leito de cheias dos rios.

Ler mais

Galp 01

Galp 02

 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail