Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

3ª sessão do colóquio Homenagem a José Soares Martins / José Capela

O Centro Cultural Português em Maputo e a AMOLP - Associação Moçambicana da Língua Portuguesa convidam para a 3ª e última sessão do colóquio que se realiza esta quarta-feira, dia 25 de fevereiro, no Centro Cultural Português em Maputo, às 18 horas.

Programa:

Projeção da entrevista “Numa Tarde com José Soares Martins”, realizada pela investigadora Isabel Galhano, do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, em 2013.

A participação na sessão é aberta a todos os interessados.

“Logo o sol punha-se muito mais cedo, e tal. Então passavam aqueles grupos já assim ao pôr-do-sol ou depois disso. Aquelas vozes deles guturais, as grandes gargalhadas que davam aqueles grupos que passavam, e eu ficava […]. Eu pensava que tinha desembarcado noutro planeta ou coisa assim. […] Tudo aquilo… uma animação… uns à-vontades que aqui não se tinha. Desde logo as pessoas que me foram esperar. Muito bem arranjadas, muito… Eh caramba […] E eu, enfim, 22 anos, sem experiência nenhuma de coisa nenhuma, nunca tinha saído daqui. Nem tinha dinheiro para ir a Coimbra falar com um professor! E depois andava nestas andanças!”

José Soares Martins, excerto da entrevista em que relata as suas primeiras impressões à chegada a Moçambique, em 1954.

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail