Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

30º Curso de Literaturas em Língua Portuguesa “A arte da Palavra” | 10 a 13 de setembro – 18h Camões – Centro Cultural Português em Maputo

CLLPCartaz2018

A Arte da Palavra é o tema do 30º Curso de Literaturas em Língua Portuguesa, que se realiza de10 a 13 de setembro, das 18h00 às 20h00, no Camões – Centro Cultural Português em Maputo.

O Curso de Literaturas é a iniciativa cultural mais antiga do Camões - Centro Cultural Português em Maputo, realizada em parceria com a Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane, que em edições anteriores trouxe a Maputo autores como José Saramago e Lídia Jorge, ou mais recentemente José Luís Peixoto, Afonso Cruz, David Machado e Pedro Mexia.

A 30ª edição do Curso de Literaturas em Língua Portuguesa destaca a multiplicidade da palavra nas diferentes vertentes literárias, destacando quatro temas principais: a  “escrita e as viagens”; a “narrativa literária”, o “teatro” e a “poesia”. Para esta edição do Curso de Literaturas, o Camões – Centro Cultural Português em Maputo convidou Alexandra Lucas Coelho, escritora e jornalista portuguesa.

 

No dia 10 de setembro, a abrir o programa do Curso, Alexandra Lucas Coelho partilhará a sua experiência da escrita em viagens. O dia seguinte, 11 de setembro, será dedicado à narrativa, com apresentações do escritor e docentes da Faculdade de Letras e Ciências Sociais (FLCS) da UEM, Lucílio Manjate e Osvaldo Neves e da convidada, Alexandra Lucas Coelho. Esta sessão contará com a moderação do jornalista Eduardo Quive. Segue-se, no dia 12 de setembro, uma conversa sobre a relação da literatura com o teatro, dinamizada pelo chefe do Departamento de Literatura da FLCS da UEM, Elídio Nhamona, e pelo encenador e escritor Rogério Manjate, docente na Escola de Comunicação e Artes da UEM. A finalizar este programa, o dia 13 de setembro será dedicado à poesia, com partilhas do jovem Jaime Munguambe do Movimento Literário Kuphaluxa e da escritora Hirondina Joshua, fechando a sessão com Francisco Noa que “navegará” pelo mundo da obra de Noémia de Sousa, Rui Knopfli, Eduardo White e Sangare Okapi. A última sessão do Curso de Literaturas será moderada por Leonel Matusse.

 

O Curso de Literaturas em Língua Portuguesa tem o apoio exclusivo das Listas Telefónicas de Moçambique - Páginas Amarelas.

Nota Biográfica:

Alexandra Lucas Coelho é escritora e jornalista. Como jornalista, trabalhou dez anos na rádio, onde foi repórter, editora e fez vários programas. Depois, vinte anos no jornal “Público”, onde foi jornalista da secção Internacional, editora de Cultura, dos suplementos literários “Leituras” e Mil Folhas”, e “Grande Repórter”.  Desde 1991, primeiro na rádio, depois no jornal, cobriu várias zonas de conflito, da ex-URSS à Bósnia, do Médio Oriente à Ásia Central, do México ao Brasil. Acompanhou o conflito israelo-palestiniano ao longo de 15 anos. Foi correspondente do “Público” em Jerusalém e no Rio de Janeiro. Recebeu vários prémios de jornalismo, incluindo o Grande Prémio Gazeta 2005. Desde 2017 é cronista semanal do site de notícias “Sapo24” e também da Antena 1, com crónicas todas as sextas-feiras. Em 2007 começou a publicar livros. Tem cinco volumes de viagem/reportagem/crónica: “Oriente Próximo” (2007), “Caderno Afegão” (2009), “Viva México (2010), “Tahrir” (2011), “Vai, Brasil” (2013). Com o seu primeiro romance, “E a Noite Roda” (2012) recebeu o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação portuguesa de Escritores (APE). O seu segundo romance, “O Meu Amante de Domingo” (2014) foi Livro do Ano — Time Out e traduzido em França, nas Éditions du Seuil. O terceiro romance, “Deus-dará” (2016), inteiramente situado no Rio de Janeiro contemporâneo, atravessa 500 anos de história colonial portuguesa, com um foco importante na escravatura. Foi finalista do Grande Prémio APE. Em 2017 publicou o seu primeiro livro infantil, que inicia uma série: “Orlando e o Rinoceronte.” Em Outubro de 2018 sairá o seu quarto romance.

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail