SeminarioJorCultural 2019

Pelo terceiro ano consecutivo o jornalismo moçambicano volta ao debate e reflexão no Seminário de Jornalismo Cultural, a ter lugar nos dias 17 e 18 de Junho, no Camões – Centro Cultural Português em Maputo.

O Seminário de Jornalismo Cultural, organizado pela SóArte Media e Associação IVERCA em parceria com o Camões – Centro Cultural Português, já constitui uma importante plataforma de reflexão e troca de experiências sobre a cultura no jornalismo, num intercâmbio de ideias, experiências e saberes que valoriza o pensamento contemporâneo da profissão de jornalismo, associado às tecnologias digitais, o olhar a uma extensa agenda cultural e diversificada que se assiste no país, mas também o já estabelecido, nomeadamente, o património cultural, hábitos e costumes, entre outras tradições e modernidades.

Por outro lado, o Seminário de Jornalismo Cultural é o olhar da cultura como um motor de desenvolvimento, promoção da paz e a harmonia entre os povos, realçando o papel deste género jornalístico numa sociedade plural e na aldeia global em que hoje nos encontramos.

A pensar nestas nuances, o evento junta mais uma vez na capital moçambicana, desde académicos e especialistas no ramo da comunicação social e jornalismo em específico, profissionais das artes e comunicação, gestores culturais e de órgãos de informação, jornalistas, estudantes e artistas no geral, para debater temáticas que se associam ao tema “Jornalismo Cultural e a Construção de Narrativas Alternativas”. Em específico irão a debate os temas “o capital cultural do editor e a qualidade do agendamento de conteúdos”; a produção de conteúdos de media locais e a “saúde” do jornalismo cultural em Moçambique”; “Diáspora artística: trajetos e campo de possibilidades” e a “Visão de Comunicação dos Centros Culturais”, procurando buscar práticas jornalísticas e de abordagens dos media nacionais, sem descurar de experiências estrangeiras, sendo certa a participação nos painéis dos académicos Sérgio Langa, Sérgio Bacar, Celestino Joanguete, Dionísio Bahule, Cremildo Bahule, João Pignatelli, António Cabrita, entre outros oradores. Do estrangeiro, a participação da editora de cultura da Rádio e Televisão de Portugal, a jornalista Teresa Nicolau.

O 3º Seminário de Jornalismo Cultural é realizado pela SóArte Media, em parceria com a Associação IVERCA, Camões – Centro Cultural Português, com o patrocínio da União Europeia e Páginas Amarelas. São colaboradores desta edição a Mukency Studio, Revista Literatas e Design Talk.

Ver programa aqui.

  • Partilhe