CartazConcertoMungu2019

Os alunos da Escola de Música Mungu da Igreja Metodista Unida, cargo pastoral de Malhangalene, apresentam no dia 21 de junho, às 17h00, a 3ª edição do Recital de Guitarra Clássica que consistirá na interpretação de um repertório erudito de compositores europeus.

Esta iniciativa visa criar um meio de intercâmbio cultural entre os estudantes e o público; permitir uma troca de experiência entre os estudantes e os músicos em geral; promover a prática da guitarra clássica; contribuir na promoção da paz em Moçambique através das artes, no geral e na música, em particular.

A sessão, orientada pelo professor Queirós Júlia, contará ainda coma participação de alunos convidados da Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane e da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa.

QUEIRÓS JÚLIA INÁCIO NHABOMBA, mais conhecido por Queirós Júlia, nasceu em 1982 em Maputo e é formado em Química Analítica pelo Instituto Industrial de Maputo (2002-2005). Em 2001, em paralelo com o curso de Química Laboratorial, começou a estudar Guitarra Clássica em casa do seu professor Milton Chissano, no Bairro da Maxaquene. Em 2006 trocou a Química pela Música, concorrendo com sucesso ao curso de licenciatura em Música pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM) em Maputo. Em 2008 ganhou uma bolsa para continuar seus estudos de Guitarra Clássica no conservatório de Música CEP/EMB (Centro de Educação Profissional/Escola de Música de Brasília) no Brasil, entre 2008 e 2012. Atualmente é docente nas seguintes instituições: Escola de Comunicação e Artes da UEM, nas disciplinas de Guitarra Clássica, Teoria da Música, Harmonia Funcional e Tradicional; Faculdade de Ciências de Linguagem Comunicação e Artes da Universidade Pedagógica, nas disciplinas de Linguagem Musical, História da Música e Solfejo-Ritmo; Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa, na disciplina de Guitarra Clássica; Escola de Música Mungu da Igreja Metodista Unida no Cargo Pastoral da Malhangalene, nas disciplinas de Guitarra Clássica, Teoria da Música e Canto Coral. Já atuou em algumas galas das temporadas de Música Clássica do projecto Xiquitsi no Centro Cultural Universitário da UEM, na sala do Conselho Municipal e no Indy Village. Tem promovido anualmente muitos Recitais de Guitarra Clássica com atuação dos seus estudantes, no Centro Cultural Português, no Centro Cultural Brasil-Moçambique, no auditório Carlos Paredes na Escola Portuguesa e na sala do Centro de Conferências da Igreja Metodista no Cargo Pastoral da Malhangalene.

  • Partilhe