Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Seminário sobre a formação profissional e a certificação de soldadores

Formação profissional e a certificação de soldadores

O Embaixador de Portugal em Moçambique, José Augusto Duarte, participou no dia 3 de dezembro, em Maputo, no seminário sobre a formação profissional e a certificação de soldadores em Moçambique organizado pelo Centro de Formação Profissional Metalomecânica. Este seminário teve por objetivo dar a conhecer as potencialidades do centro neste domínio específico de apoio às empresas do setor.

O evento contou também com a presença da Secretária Permanente do Ministério do Trabalho, em representação da Ministra do Trabalho, dos presidentes da Associação Nacional das Empresas Metalúrgicas e Electromecânicas de Portugal (ANEME) e da Associação Industrial de Moçambique – Confederação Empresarial, José de Oliveira Guia e Carlos Simbine, respetivamente, do Presidente do Instituto de Emprego e Formação Profissional de Portugal (IEFP), Jorge Gaspar, do Secretário-Geral da União Geral de Trabalhadores de Portugal (UGT), Carlos Silva, para além de outras individualidades.

O Projeto do Centro de Formação Profissional de Metalomecânica, localizado na cidade de Maputo, resulta de um acordo estabelecido em 1999 entre o IEFP, a ANEME e a UGT, pela parte portuguesa, e o INEFP (Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional), AIMO (Associação Industrial de Moçambique) e OTM–CS (Organização dos Trabalhadores Moçambicanos – Central Sindical), pela parte moçambicana. O financiamento pela Cooperação Portuguesa atingiu em 2014 cerca de Euros 500.000,00.

O Centro de Formação apresenta uma característica única e ímpar no panorama da cooperação: é um projeto de composição tripartida, uma vez que envolve instituições públicas, associação empresariais e estruturas sindicais de ambos os países.

A gestão do Centro está a cargo das entidades moçambicanas, cabendo às entidades portuguesas o apoio financeiro e técnico (este último através do Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica – CENFIM - e do Centro de Formação Sindical e Aperfeiçoamento Profissional - CEFOSAP).

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail