Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Cultura

Logo CICL

 

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I. P.) é um instituto público criado em 2012, integrado na administração indireta do Estado, dotado de autonomia administrativa, financeira e património próprio, que prossegue atribuições do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) sob superintendência e tutela do respetivo Ministro.

O Camões, I. P. tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e coordenar as atividades de cooperação desenvolvidas por outras entidades públicas que participem na execução daquela política, e ainda propor e executar a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro, assegurar a presença de investigadores, leitores e docentes de português nas universidades estrangeiras e gerir a rede de ensino de português no estrangeiro a nível básico e secundário.

O Camões, I.P. é responsável por uma rede global de língua e cultura ao serviço do ensino, da formação, da investigação e da promoção cultural em 82 países. Atuando em parceria com ministérios e departamentos de educação, com associações de portugueses no estrangeiro e com o apoio de 11 Coordenações de Ensino, promove a aprendizagem da língua e cultura portuguesas junto do público infantil e juvenil de 17 países com significativas diásporas de língua portuguesa.

Em Moçambique, a rede do Camões I.P. é constituída pelo Centro Cultural Português em Maputo, pelo Centro Cultural Português - Pólo da Beira, pelos Centros de Língua Portuguesa de Maputo, Gaza, Beira, Quelimane, Nampula e Niassa e pelo Leitorado de Português na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo.

Os Centros de Língua Portuguesa e o Leitorado de Português na UEM são dirigidos por Formadores/Leitores do CICL colocados na Universidade Pedagógica e na Universidade Eduardo Mondlane, onde, para além da docência de diversas cadeiras, desenvolvem atividades de natureza cultural, de promoção da língua portuguesa e de formação contínua de professores de Português.

No âmbito da cooperação com as instituições de ensino superior moçambicanas, o CICL apoia ainda a Cátedra de Português Língua Segunda e Estrangeira na Universidade Eduardo Mondlane e o Mestrado em Interpretação de Conferência na Universidade Pedagógica.

Os Centros Culturais têm um plano de atividades que abrange eventos culturais nas áreas da língua, literatura, história, artes plásticas e visuais, dança, teatro e cinema. Os projetos são organizados em parceria com diversas instituições moçambicanas e portuguesas, e visam fomentar o intercâmbio cultural entre os dois Países. Refira-se ainda a produção de conteúdos culturais para itinerância como exposições, lançamentos de livros, ciclos de conferências Encontros com História e Curso de Literaturas em Língua Portuguesa e Ciclo de Cinema Europeu, entre outros.

A rede do Camões I.P. em Moçambique acolhe ainda a realização dos exames da Universidade Aberta e do CAPLE - Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira.