Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem de Boas Vindas

02

No dia em que apresentei credenciais a Sua Excelência o Presidente da República de Moçambique Filipe Jacinto Nyusi e assim inicio oficialmente funções como Embaixadora de Portugal em Moçambique é com muito gosto que vos dou as boas-vindas a este espaço que se pretende seja de informação e de divulgação sobre Portugal, mas também de aproximação entre o nosso país e Moçambique.

Neste início do século XXI, a Internet tornou-se um veículo indispensável de comunicação e de aproximação de todos/as aqueles/as que se encontram separados pela distância.

Este sítio que se deseja seja interactivo e por isso aberto às vossas contribuições é também o espaço para a divulgação das actividades e iniciativas de promoção de Portugal levadas a cabo por esta Embaixada, nomeadamente as do Centro Cultural Português, as da Cooperação Portuguesa e do Centro de Negócios da AICEP. Estarão também disponíveis outros elementos de informação relativos aos vários setores em que se desenvolvem as excelentes e diversificadas relações bilaterais entre os dois países, com o objectivo que, creio poder afirmar ser partilhado, de podermos ter mais comércio, mais investimento, mais turismo, mais cultura entre os nossos países.

Por último, podem ainda encontrar os principais links institucionais e económicos que poderão facultar elementos adicionais de consulta e assim contribuir para um melhor conhecimento recíproco dos dois países e laços mais profundos entre os seus cidadãos.

Espero assim que este seja um espaço facilitador nos vossos contactos com os serviços desta Embaixada e com os vários organismos da Administração Pública em Portugal.

Mª Amélia Paiva

Embaixadora de Portugal em Maputo

12 de Outubro de 2016

Ver fotografias da Cerimónia de Apresentação de Cartas Credenciais: 01   02   03    04


 

3º Bazar Internacional das Embaixadas

O 3º Bazar Internacional das Embaixadas irá realizar-se sábado,  dia 17.11.2018, das 11h00 às 17h00 na Escola Portuguesa de Moçambique.

3º Bazar Internacional das Embaixadas

INAUGURAÇÃO DAS EXPOSIÇÕES “OLHARES” | PINTURA| NELLY GUAMBE E “ESPAÇOS” | FOTOGRAFIA | RODRIGO BETTENCOURT DA CÂMARA 21 NOV | 18H00

CartazRodrigoNelly

No dia 21 de novembro, às 18h00, inauguram no Camões – Centro Cultural Português em Maputo duas exposições individuais em simultâneo: “Olhares”, de Nelly Guambe, e “Espaços”, de Rodrigo Bettencourt da Câmara.

Nelly Guambe (Mozambique) mostra em “Olhares” alguns dos trabalhos que tem desenvolvido ao longo dos últimos meses. Pinturas sobre tela e sobre papel retratam figuras femininas de pendor melancólico, através de uma linguagem peculiar e quase cénica. As telas de Guambe podem encaminhar o público para um universo sentimental único e surpreendedor. Esta é a segunda apresentação púbica individual da artista em Maputo.

Rodrigo Bettencourt da Câmara (Portugal), por sua vez, apresenta a série fotográfica “Espaços” a qual permite que o espetador “entre” no espaço de trabalho e processo de criação de alguns dos mais renomados artistas moçambicanos, portugueses e brasileiros. Esta é uma série fotográfica em continuidade e constante crescimento que resulta das visitas do fotógrafo aos diferentes ambientes de criação . O meio de trabalho dos artistas representados nesta exposição é transversal a diferentes áreas culturais e as imagens são captadas em movimento. Rodrigo Bettencourt da Câmara apresenta pela primeira vez o seu trabalho em Moçambique, país que visita com alguma frequência e com o qual mantém uma relação profissional e de amizade.

As exposições “Olhares” e “Espaços” estarão patentes até dia 14 de dezembro, de segunda a sexta feira, entre as 11h00 e as 18h00 e contam com o apoio do DEAL espaço criativo e da Art Dispersion.

Paralelamente ao período da exposição Rodrigo Bettencourt da Câmara dinamizará uma oficina de fotografia denominada “Da Criação à Execução”, que decorrerá dias 26, 27 e 28 de novembro.

Notas Biográficas:

Nelly Guambe nasceu em 1987 em Moçambique, vive e trabalha em Maputo. Nelly Guambe começou a pintar em 2010, quando se juntou à Associação Artística moçambicana Núcleo de Arte, após completar o bacharelato em Relações Internacionais e Diplomacia na África do Sul. Os temas da feminilidade quotidiana e da figura humana que aparecem na sua pintura refletem-se no empreendimento simultâneo da artista em design de Moda. Guambe criou duas marcas de moda para ciclistas entre 2012 e 2016, e em 2017 cofundou o Deal espaço criativo em Maputo, onde promove design de moda, entretenimento, artes e literatura. A sua primeira exposição individual, “Inquietude”, teve lugar em Setembro de 2017 no Núcleo de Arte, em Maputo. O seu trabalho foi também apresentado em diversas exposições coletivas, onde se destacam duas exposições do grupo Guns & Rain, e a participação na Feira de Arte FNB em Joanesburgo e na 1:54 em Londres, com a Galeria Ed Cross.

Rodrigo Bettencourt da Câmara (Lisboa, 1969). Artista visual com formação diversa, em Desenho, Pintura, Multimédia, Fotografia e Conservação e Restauro.  Tem exposto o seu trabalho regularmente desde 1990, não só em Portugal, mas também fora do seu país (nomeadamente em Espanha, Brasil, Moçambique, Irlanda, França, EUA, China e Índia), onde tem integrado diversas exposições. Destaca-se a sua exposição individual mais recente, "Spaces", na Chiado 8 Arte Contemporânea, em Lisboa.

III Encontro investidores diáspora (Penafiel - 13 a 15 dezembro)

O IIIº Encontro de Investidores da Diáspora decorrerá em Penafiel, nos dias 13 a 15 de dezembro de 2018, numa iniciativa conjunta da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, através do Gabinete de Apoio aos Investidores da Diáspora (GAID), e da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, em colaboração com a Câmara Municipal de Penafiel.

A pouco mais de quatro semanas do evento, está já confirmada a presença de um elevado número de participantes, na sua maioria micro e pequenos portugueses ou luso-descendentes da Diáspora, oriundos de países e regiões de maior concentração das comunidades portuguesas e das mais variadas áreas de atividade económica, e empresários representando empresas e projetos de base local e regional que visam a internacionalização apoiada na Diáspora. Estarão também em Penafiel numerosos membros do Governo, assim como dirigentes e representantes de instituições e entidades nacionais, regionais e locais. Prevê-se igualmente uma forte presença da comunicação social.

Continuam abertas as inscrições que deverão ser dirigidas, até 30 de novembro, para o endereço de correio eletrónico gaid@mne.gov.pt.

Consulte o programa aqui.

Informação adicional sobre o evento está a ser regularmente disponibilizada e atualizada no separador GAID do Portal das Comunidades, nomeadamente na ligação  https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/gabinete-de-apoio-ao-investidor-da-diaspora-gaid

Contactos

Av. Julius Nyerere, nº 720 / 730
4696 – 00110 - Maputo

(00258) 214 903 16 / 19 / 22
maputo@mne.pt

Mais informação

Apoio às vítimas dos incêndios - Fundo Revita

Para mais informações clique aqui para ver

Ligações úteis

Botão Centro Pedido Vistos

Guia do Cidadão Português

Botão Portal Diplomático

Orçamento Participativo Portugal

Espaço Portugal Moçambique

EMP logo

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Turismo de Portugal

Websummit

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Conselhos aos viajantes

Registo Viajante

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Lisboa Capital Iberoamericana da Cultura

Igualdede de Género

Diário da República

Instituto Diplomático

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Portugal Economy Probe

Portugal 30 anos na União Europeia

PORDATA