Mensagem de Boas Vindas

02

No dia em que apresentei credenciais a Sua Excelência o Presidente da República de Moçambique Filipe Jacinto Nyusi e assim inicio oficialmente funções como Embaixadora de Portugal em Moçambique é com muito gosto que vos dou as boas-vindas a este espaço que se pretende seja de informação e de divulgação sobre Portugal, mas também de aproximação entre o nosso país e Moçambique.

Neste início do século XXI, a Internet tornou-se um veículo indispensável de comunicação e de aproximação de todos/as aqueles/as que se encontram separados pela distância.

Este sítio que se deseja seja interactivo e por isso aberto às vossas contribuições é também o espaço para a divulgação das actividades e iniciativas de promoção de Portugal levadas a cabo por esta Embaixada, nomeadamente as do Centro Cultural Português, as da Cooperação Portuguesa e do Centro de Negócios da AICEP. Estarão também disponíveis outros elementos de informação relativos aos vários setores em que se desenvolvem as excelentes e diversificadas relações bilaterais entre os dois países, com o objectivo que, creio poder afirmar ser partilhado, de podermos ter mais comércio, mais investimento, mais turismo, mais cultura entre os nossos países.

Por último, podem ainda encontrar os principais links institucionais e económicos que poderão facultar elementos adicionais de consulta e assim contribuir para um melhor conhecimento recíproco dos dois países e laços mais profundos entre os seus cidadãos.

Espero assim que este seja um espaço facilitador nos vossos contactos com os serviços desta Embaixada e com os vários organismos da Administração Pública em Portugal.

Mª Amélia Paiva

Embaixadora de Portugal em Maputo

12 de Outubro de 2016

Ver fotografias da Cerimónia de Apresentação de Cartas Credenciais: 01   02   03    04

 

Vote
 

Mais notíciasNotícias

Os Encontros de Investidores da Diáspora vêm demonstrando e consolidando a importância estratégica e o peso económico, para o nosso país, do empreendedorismo das comunidades portuguesas, na dupla dimensão do investimento e da internacionalização da economia portuguesa.

Assim, informamos que o IVº Encontro de Investidores da Diáspora decorrerá em Viseu, entre 13 e 15 de dezembro de 2019. Será uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, através do Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora (GAID), e da Comunidade Intermunicipal de Viseu-Dão-Lafões, esperando-se igualmente a colaboração da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C).

 O projeto de programa do Encontro será disponibilizado em breve na página do GAID no Portal das Comunidades, que pode ser consultada em:  https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/gabinete-de-apoio-ao-investidor-da-diaspora-gaid.

 

A inscrição no evento poderá ser efetuada através do correio eletrónico: gaid@mne.gov.pt

Projecto Raízes e Cultur@ Foi apresentado no passado dia 24/9 o Estudo sobre o Património Cultural da Província de Maputo: Artesanato, Literatura e Jogos Tradicionais efetuado pela investigadora Matilde Muocha.
Este projecto é executado pela Fundação Fé e Cooperação em parceria com a Associação Khandlelo e é financiado pela União Europeia e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua. O evento contou com a presença da Embaixadora de Portugal em Moçambique, o Embaixador da União Europeia em Mocambique e o Director da Associação Khandlelo e do representante da FEC.

Ver álbum de fotografias.

No âmbito do Programa de Bolsas de Estudo da Cooperação Portuguesa em Moçambique viajaram para Portugal, entre os dias 26 e 27 de setembro, 23 bolseiros moçambicanos de Licenciatura e 9 de Mestrado, que foram contemplados com uma bolsa de estudo para iniciarem os seus estudos no Ensino Superior em Portugal no ano letivo 2019/2020.

Os estudantes moçambicanos selecionados, oriundos de diferentes províncias moçambicanas, irão beneficiar de uma bolsa de estudo para iniciarem os seus estudos no Ensino Superior em Portugal.

Estas bolsas de estudo abrangem bolsas para Licenciaturas e para Mestrados, e são concedidas ao abrigo do Programa de bolsas do Camões I.P., do Programa PROCULTURA (projeto financiado pela União Europeia e cofinanciado e gerido pelo Camões IP) e de parcerias entre o Instituto de Bolsas de Estudo moçambicano e o Instituto Politécnico de Beja, o Instituto Politécnico de Bragança e a Universidade da Beira Interior.

O Programa de bolsas do Camões IP abrange, para além destas bolsas para frequência de estuos em Portugal, as bolsas internas para a frequência do ensino superior em Moçambique e de ensino secundário na Escola Portuguesa de Moçambique.

Para mais informações sobre o Programa de Bolsas de Estudo da Cooperação Portuguesa consulte o link: https://www.instituto-camoes.pt/activity/o-que-fazemos/bolsas-estudo

Ver álbum de fotografias.

Contactos

Av. Julius Nyerere, nº 720 / 730
4696 – 00110 - Maputo

(00258) 214 903 16 / 19 / 22
maputo@mne.pt

Mais informação

Apoio às vítimas dos incêndios - Fundo Revita

Para mais informações clique aqui para ver

Ligações úteis

Botão Centro Pedido Vistos

Botão normas e procedimentos de segurança

Guia do Cidadão Português

Botão Portal Diplomático

Orçamento Participativo Portugal

Espaço Portugal Moçambique

EMP logo

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Turismo de Portugal

Websummit

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Conselhos aos viajantes

Registo Viajante

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Lisboa Capital Iberoamericana da Cultura

Igualdede de Género

Diário da República

Instituto Diplomático

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Portugal Economy Probe

Portugal 30 anos na União Europeia

PORDATA