Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem de Boas Vindas

02

No dia em que apresentei credenciais a Sua Excelência o Presidente da República de Moçambique Filipe Jacinto Nyusi e assim inicio oficialmente funções como Embaixadora de Portugal em Moçambique é com muito gosto que vos dou as boas-vindas a este espaço que se pretende seja de informação e de divulgação sobre Portugal, mas também de aproximação entre o nosso país e Moçambique.

Neste início do século XXI, a Internet tornou-se um veículo indispensável de comunicação e de aproximação de todos/as aqueles/as que se encontram separados pela distância.

Este sítio que se deseja seja interactivo e por isso aberto às vossas contribuições é também o espaço para a divulgação das actividades e iniciativas de promoção de Portugal levadas a cabo por esta Embaixada, nomeadamente as do Centro Cultural Português, as da Cooperação Portuguesa e do Centro de Negócios da AICEP. Estarão também disponíveis outros elementos de informação relativos aos vários setores em que se desenvolvem as excelentes e diversificadas relações bilaterais entre os dois países, com o objectivo que, creio poder afirmar ser partilhado, de podermos ter mais comércio, mais investimento, mais turismo, mais cultura entre os nossos países.

Por último, podem ainda encontrar os principais links institucionais e económicos que poderão facultar elementos adicionais de consulta e assim contribuir para um melhor conhecimento recíproco dos dois países e laços mais profundos entre os seus cidadãos.

Espero assim que este seja um espaço facilitador nos vossos contactos com os serviços desta Embaixada e com os vários organismos da Administração Pública em Portugal.

Mª Amélia Paiva

Embaixadora de Portugal em Maputo

12 de Outubro de 2016

Ver fotografias da Cerimónia de Apresentação de Cartas Credenciais: 01   02   03    04


 

LANÇAMENTO DO LIVRO "DESEMBRULHAR, DESENREDAR, DESEMARANHAR" | 26 FEV | 18H00 | CAMÕES - CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS EM MAPUTO

CartazÂngelaFLivro

No dia 26 de fevereiro, às 18h00, terá lugar no Camões – Centro Cultural Português em Maputo o lançamento do livro Desembrulhar, desenredar, desemaranhar, sobre o trabalho de Ângela Ferreira, que contará com a apresentação de Alda Costa e com a presença da artista que desloca-se a Maputo particularmente para esta iniciativa.

A publicação de Desembrulhar, desenredar, desemaranhar surge como resultado da transcrição de uma conversa com Ângela Ferreira realizada no espaço do Camões – Centro Cultural Português em Maputo a 11 de maio de 2017, após a inauguração da exposição individual da artista, intitulada South Facing, que esteve patente na Johannesburg Art Gallery (África do Sul).

Ângela Ferreira apresentou seis projetos ligados a Moçambique – Amnésia (1997), For Mozambique (2008), Political Cameras (2011), Studies for monument to Jean Rouch in Mozambique I, II, III (2012), Collapsing Structures: Talking Buildings (2012), A tendency to Forget (2015) – que, no seu conjunto, evidenciam a coerência e consistência do seu percurso artístico ao longo de dezassete anos. Esta conversa contou também com a participação de Amy Watson, na qualidade de curadora da exposição South Facing, que apresentou ao público moçambicano poucos dias após a sua inauguração em Joanesburgo. A sessão foi moderada por Alda Costa e terminou com um debate aberto ao público.

O livro segue os momentos da conversa realizada em Maputo e parte da gravação áudio da sessão realizada no Camões – Centro Cultural Português em Maputo pela Rádio Moçambique, que gentilmente apoiou este projeto e cedeu graciosamente a gravação.

O desenho gráfico da publicação é da responsabilidade de João Roxo, do ANIMA Estúdio Criativo.

Desembrulhar, desenredar, desemaranhar é uma edição do Camões – Centro Cultural Português em Maputo e conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

Para mais informação, por favor contactar:

Mariana Camarate de Campos - mariana.campos@mne.pt

(+258)21493892

Camões – Centro Cultural Português em Maputo:

Av. Julius Nyerere, nº 720

Maputo

Relatório de Atividades (2017) e Plano de Atividades (2018) da Comissão Nacional de Direitos HUmanos já estão disponíveis para consulta

Encontram-se disponíveis para consulta na nova página da Comissão Nacional de Direitos Humanos (CNDH) no portal do Governo da República Portuguesa o Relatório de Atividades da CNDH relativo ao ano de 2017 bem como o Plano de Atividades da mesma Comissão para 2018.

O referido Relatório de Atividades tem por objetivo informar sobre o trabalho desenvolvido pela CNDH ao longo do ano e ilustra a importância que o Estado português confere, em estreita articulação com a sociedade civil, ao respeito e à promoção da realização dos direitos humanos. Documento encontra-se disponível em língua portuguesa mas brevemente deverá ser disponibilizada uma versão em inglês do Sumário Executivo.

O Plano de Atividades tem por objetivo planificar e conferir uma visão estratégica aos trabalhos da CNDH para 2018. Neste contexto, visa assegurar uma maior qualidade e eficácia ao trabalho da Comissão bem como o cumprimento, por Portugal, das obrigações assumidas internacionalmente em matéria de direitos humanos. Inclui igualmente diversas propostas de atividade que os diferentes membros da CNDH planeiam desenvolver em 2018.

Ambos documentos estão disponíveis para consulta aqui tendo sido igualmente partilhados através da página Facebook da CNDH

9.ª Edição Internacional do CADAP – Curso de Alta Direção em Administração Pública

O INA - Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas informa que está a decorrer o prazo de inscrição para a 9.ª Edição Internacional do CADAP – Curso de Alta Direção em Administração Pública. As inscrições serão aceites até 26 de fevereiro de 2018.

O curso que decorrerá entre 31 de maio e 31 de agosto 2018 destina-se a dirigentes e quadros superiores da Administração Pública dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, de Timor-Leste, do Brasil, dos países de língua Espanhola da América Latina, e ainda de Espanha e Portugal.

O curso resulta de uma parceria entre o INA e o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., permitindo a atribuição de 25 bolsas para um total de 40 vagas.

Para mais informações e candidatura, aceda a http://cadapi.ina.pt

Consulte o folheto eletrónico aqui.

Contactos

Av. Julius Nyerere, nº 720 / 730
4696 – 00110 - Maputo

(00258) 214 903 16 / 19 / 22
maputo@mne.pt

Mais informação

Apoio às vítimas dos incêndios - Fundo Revita

Para mais informações clique aqui para ver

Ligações úteis

Botão Centro Pedido Vistos

Guia do Cidadão Português

Botão Portal Diplomático

Orçamento Participativo Portugal

Espaço Portugal Moçambique

EMP logo

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Turismo de Portugal

Websummit

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Conselhos aos viajantes

Registo Viajante

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Lisboa Capital Iberoamericana da Cultura

Igualdede de Género

Diário da República

Instituto Diplomático

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Portugal Economy Probe

Portugal 30 anos na União Europeia

PORDATA