Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem de Boas Vindas

02

No dia em que apresentei credenciais a Sua Excelência o Presidente da República de Moçambique Filipe Jacinto Nyusi e assim inicio oficialmente funções como Embaixadora de Portugal em Moçambique é com muito gosto que vos dou as boas-vindas a este espaço que se pretende seja de informação e de divulgação sobre Portugal, mas também de aproximação entre o nosso país e Moçambique.

Neste início do século XXI, a Internet tornou-se um veículo indispensável de comunicação e de aproximação de todos/as aqueles/as que se encontram separados pela distância.

Este sítio que se deseja seja interactivo e por isso aberto às vossas contribuições é também o espaço para a divulgação das actividades e iniciativas de promoção de Portugal levadas a cabo por esta Embaixada, nomeadamente as do Centro Cultural Português, as da Cooperação Portuguesa e do Centro de Negócios da AICEP. Estarão também disponíveis outros elementos de informação relativos aos vários setores em que se desenvolvem as excelentes e diversificadas relações bilaterais entre os dois países, com o objectivo que, creio poder afirmar ser partilhado, de podermos ter mais comércio, mais investimento, mais turismo, mais cultura entre os nossos países.

Por último, podem ainda encontrar os principais links institucionais e económicos que poderão facultar elementos adicionais de consulta e assim contribuir para um melhor conhecimento recíproco dos dois países e laços mais profundos entre os seus cidadãos.

Espero assim que este seja um espaço facilitador nos vossos contactos com os serviços desta Embaixada e com os vários organismos da Administração Pública em Portugal.

Mª Amélia Paiva

Embaixadora de Portugal em Maputo

12 de Outubro de 2016

Ver fotografias da Cerimónia de Apresentação de Cartas Credenciais: 01   02   03    04

 

Vote
 

ELEIÇÕES PARA A ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA (6 de Outubro de 2019)

Tendo sido publicado, no Diário da República, I Série, 2.º Suplemento, o Decreto do Presidente da República n.º 45-A/2019, de 1 de agosto, que fixa o dia 6 de outubro do corrente ano para a realização da eleição dos deputados para a Assembleia da República, vimos por este meio informar que:

  • · As inscrições e demais operações de atualização do RE suspenderam-se no dia 07 de agosto de 2019, sendo retomadas no dia 07 de outubro de 2019;
  • ·Entre os dias 28 de agosto e 02 de setembro, os cadernos de recenseamento estarão expostos no Consulado Geral de Portugal em Maputo para efeitos de consulta e eventual reclamação pelos interessados.

O voto para a Assembleia da República apenas poderá ser feito por via postal, através de boletim que será enviado pelas competentes autoridades centrais para o endereço constante no recenseamento eleitoral de cada cidadão.

Apenas poderão votar presencialmente neste Consulado-Geral os eleitores que tal tenham solicitado formalmente até ao passado dia 1 de agosto.

Para mais esclarecimentos, contactar o Consulado Geral de Portugal em Maputo:

Morada: Av. Mao Tsé Tung, nº 519 
Telefone: +(258) 21 490 150/51/55/57

Correio eletrónico: consulado.maputo@mne.pt

LANÇAMENTO DO LIVRO “ELEFANTE TENDAI E OS PRIMOS HIPOPÓTAMOS”

Realizou-se no passado dia 19 de Agosto, na Biblioteca do Centro Cultural, o lançamento da obra infantil "Elefante Tendai e os primos hipopótamos", escrita por Eliana N’Zualo e ilustrada por Cleide Conga, publicada com a chancela da Fundza, editora sediada na cidade da Beira.

A apresentação foi feita no pátio da Biblioteca através de teatro de sombra, intercalada com uma sessão de narração da história do livro, atividade realizada pelos artistas Yuck Miranda (ator) e Mbalango (músico).

Eliana N’Zualo é contadora de histórias e vive em Maputo. É freelancer e aborda, entre outras, temáticas sobre a mulher e a sociedade no blog “Escreve Eliana, Escreve” e no podcast “O Nome Disso é África”. A ilustradora, Cleide Conga, nasceu na Beira em 2007, e frequenta a 7ª classe. Começou a pintar muito cedo e adora criar banda desenhada. Este é o terceiro livro infantil publicado pela Fundza.

Ver álbum de fotografias aqui.

I Seminário sobre Cultura, Identidade Coletiva e Empreendedorismo

I Seminário sobre Cultura Identidade Coletiva e Empreendedorismo

Realizou-se no passado dia 14 de agosto, no Centro Cultural Português em Maputo, o I Seminário sobre Cultura, Identidade Coletiva e Empreendedorismo, no âmbito do Projeto Raízes e Cultura – Empreendedorismo cultural e reforço da identidade e cultura moçambicana, coordenado pela FEC - Fundação Fé e Cooperação e pela Associação Khandlelo, e cofinanciado pelo Camões, IP e pela União Europeia.


A Embaixadora de Portugal em Maputo, Maria Amélia Paiva, procedeu à abertura do Seminário, o qual contou ainda com intervenções de cinco oradoras, especialistas, em áreas como a Identidade Coletiva, o Localismo e a Internacionalização, o Desenvolvimento do Design, o Empreendedorismo e o Desenvolvimento do Turismo Comunitário. O evento foi uma oportunidade de diálogo e partilha de conhecimentos e experiências entre organizações da sociedade civil, artesãos, formandos e outros interessados, bem como de promoção de sinergias entre os mesmos.

Contactos

Av. Julius Nyerere, nº 720 / 730
4696 – 00110 - Maputo

(00258) 214 903 16 / 19 / 22
maputo@mne.pt

Mais informação

Apoio às vítimas dos incêndios - Fundo Revita

Para mais informações clique aqui para ver

Ligações úteis

Botão Centro Pedido Vistos

Botão normas e procedimentos de segurança

Guia do Cidadão Português

Botão Portal Diplomático

Orçamento Participativo Portugal

Espaço Portugal Moçambique

EMP logo

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Turismo de Portugal

Websummit

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Conselhos aos viajantes

Registo Viajante

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Lisboa Capital Iberoamericana da Cultura

Igualdede de Género

Diário da República

Instituto Diplomático

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Portugal Economy Probe

Portugal 30 anos na União Europeia

PORDATA