Mensagem de Boas Vindas

02

No dia em que apresentei credenciais a Sua Excelência o Presidente da República de Moçambique Filipe Jacinto Nyusi e assim inicio oficialmente funções como Embaixadora de Portugal em Moçambique é com muito gosto que vos dou as boas-vindas a este espaço que se pretende seja de informação e de divulgação sobre Portugal, mas também de aproximação entre o nosso país e Moçambique.

Neste início do século XXI, a Internet tornou-se um veículo indispensável de comunicação e de aproximação de todos/as aqueles/as que se encontram separados pela distância.

Este sítio que se deseja seja interactivo e por isso aberto às vossas contribuições é também o espaço para a divulgação das actividades e iniciativas de promoção de Portugal levadas a cabo por esta Embaixada, nomeadamente as do Centro Cultural Português, as da Cooperação Portuguesa e do Centro de Negócios da AICEP. Estarão também disponíveis outros elementos de informação relativos aos vários setores em que se desenvolvem as excelentes e diversificadas relações bilaterais entre os dois países, com o objectivo que, creio poder afirmar ser partilhado, de podermos ter mais comércio, mais investimento, mais turismo, mais cultura entre os nossos países.

Por último, podem ainda encontrar os principais links institucionais e económicos que poderão facultar elementos adicionais de consulta e assim contribuir para um melhor conhecimento recíproco dos dois países e laços mais profundos entre os seus cidadãos.

Espero assim que este seja um espaço facilitador nos vossos contactos com os serviços desta Embaixada e com os vários organismos da Administração Pública em Portugal.

Mª Amélia Paiva

Embaixadora de Portugal em Maputo

12 de Outubro de 2016

Ver fotografias da Cerimónia de Apresentação de Cartas Credenciais: 01   02   03    04

 

Vote
 

Mais notíciasNotícias

Governo de Portugal

 

Ler aqui carta convite da Secretária de Estado das Comunidades sobre o IV Encontro de Investidores da Diáspora.

Governo de Portugal

"No seguimento do anúncio pela Comissão Nacional de Eleições de Moçambique, dos resultados das eleições de 15 de outubro, o Governo Português felicita todos os candidatos e partidos políticos moçambicanos pela sua participação cívica num ato eleitoral de grande importância para o futuro do país.

O Governo Português felicita o Presidente Filipe Nyusi pela sua reeleição para a Presidência da República e a Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) pela vitória nas eleições legislativas e provinciais. Felicita igualmente os novos Governadores Provinciais, cargos que pela primeira vez foram eleitos.

A preservação da paz é essencial para a prosperidade do povo moçambicano e o desenvolvimento sustentável do país. Portugal espera assim que todos os relevantes atores se empenhem no sentido de assegurar uma genuína reconciliação nacional, incluindo no quadro   do Acordo de Paz e Reconciliação assinado a 6 de agosto último.

Lisboa, 28 de outubro de 2019"

Criado em 2002, o Prémio Eloquência Camões pretende incentivar o gosto pela arte da oratória em língua portuguesa e motivar os estudantes para a importância da oralidade em português no mercado de trabalho, em áreas tão variadas como a comunicação social, a docência, as relações públicas, a publicidade, o teatro, o cinema, entre outras.

Em 2019, poderão concorrer ao Prémio Eloquência Camões estudantes universitários que frequentem cursos de licenciatura de qualquer área científica.

O Prémio Eloquência desenvolve-se em três momentos: produção e seleção dos melhores textos argumentativos/discursos; participação dos autores dos doze melhores discursos escritos numa oficina de oralidade dinamizada pela atriz Ana Magaia; grande Final do Prémio Eloquência Camões, onde serão apurados os discursos vencedores.

O Prémio Eloquência Camões contemplará os vencedores com uma componente pecuniária de 5.000,00 meticais para o 1º lugar, 3.000,00 meticais para o 2º lugar e 2.000,00 meticais para o 3º lugar.

 

Os textos argumentativos/discursos devem ser originais, ter uma dimensão máxima de duas páginas escritas em letra times new roman, tamanho 12, com um espaçamento entre linhas de 1.5, e desenvolver-se em torno de um dos seguintes temas: a igualdade de género; ambiente e saneamento do meio; o papel da televisão e das novas tecnologias na educação dos jovens; os jovens moçambicanos e o progresso de Moçambique.

Os textos, devidamente identificados e com um contacto telefónico, devem ser enviados para o email premioeloquencia2019@gmail.com ou entregues no Centro de Línguas da Universidade Pedagógica de Maputoaté às 15h, do dia 28 de Outubro.

As oficinas de oralidade irão realizar-se de 4 a 7 de novembro, entre as 9h30 e as 12h30, no Camões – Centro Cultural Português em Maputo.

A grande final terá lugar dia 8 de novembro, às 14h00, no Camões – Centro Cultural Português em Maputo. A entrada é livre!

Contactos

Av. Julius Nyerere, nº 720 / 730
4696 – 00110 - Maputo

(00258) 214 903 16 / 19 / 22
maputo@mne.pt

Mais informação

Apoio às vítimas dos incêndios - Fundo Revita

Para mais informações clique aqui para ver

Ligações úteis

Botão Centro Pedido Vistos

Botão normas e procedimentos de segurança

Guia do Cidadão Português

Botão Portal Diplomático

Orçamento Participativo Portugal

Espaço Portugal Moçambique

EMP logo

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Turismo de Portugal

Websummit

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Conselhos aos viajantes

Registo Viajante

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Lisboa Capital Iberoamericana da Cultura

Igualdede de Género

Diário da República

Instituto Diplomático

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Portugal Economy Probe

Portugal 30 anos na União Europeia

PORDATA