Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem de Boas Vindas

02

No dia em que apresentei credenciais a Sua Excelência o Presidente da República de Moçambique Filipe Jacinto Nyusi e assim inicio oficialmente funções como Embaixadora de Portugal em Moçambique é com muito gosto que vos dou as boas-vindas a este espaço que se pretende seja de informação e de divulgação sobre Portugal, mas também de aproximação entre o nosso país e Moçambique.

Neste início do século XXI, a Internet tornou-se um veículo indispensável de comunicação e de aproximação de todos/as aqueles/as que se encontram separados pela distância.

Este sítio que se deseja seja interactivo e por isso aberto às vossas contribuições é também o espaço para a divulgação das actividades e iniciativas de promoção de Portugal levadas a cabo por esta Embaixada, nomeadamente as do Centro Cultural Português, as da Cooperação Portuguesa e do Centro de Negócios da AICEP. Estarão também disponíveis outros elementos de informação relativos aos vários setores em que se desenvolvem as excelentes e diversificadas relações bilaterais entre os dois países, com o objectivo que, creio poder afirmar ser partilhado, de podermos ter mais comércio, mais investimento, mais turismo, mais cultura entre os nossos países.

Por último, podem ainda encontrar os principais links institucionais e económicos que poderão facultar elementos adicionais de consulta e assim contribuir para um melhor conhecimento recíproco dos dois países e laços mais profundos entre os seus cidadãos.

Espero assim que este seja um espaço facilitador nos vossos contactos com os serviços desta Embaixada e com os vários organismos da Administração Pública em Portugal.

Mª Amélia Paiva

Embaixadora de Portugal em Maputo

12 de Outubro de 2016

Ver fotografias da Cerimónia de Apresentação de Cartas Credenciais: 01   02   03    04


 

Aditamento à Lei Eleitoral para a Assembleia da República – direito de opção dos eleitores residentes no estrangeiro

Informação:

Atendendo ao definido no artº 79º F, da Lei Orgânica nº 3/2018 de 17 de agosto, que consagra o direito de opção dos eleitores residentes no estrangeiro (página 4204, DR 1ª série, nº 158):

1 - A opção entre o voto presencial ou o voto por via postal por parte dos eleitores residentes no estrangeiro é feita junto da respetiva comissão recenseadora até à data da marcação de cada ato eleitoral.

2- Os eleitores recenseados no estrangeiro que não exerçam o seu direito de opção entre votar presencialmente ou votar por via postal até à data da convocação de cada ato eleitoral, votam por correspondência.

3- A opção referida no número anterior pode ser alterada a todo o tempo junto da respetiva comissão recenseadora no estrangeiro, salvo no período entre a data da marcação e a realização de cada ato eleitoral.

E considerando que Sua Excelência o Presidente da República anunciou para 6 de outubro de 2019 a realização Eleições Legislativas - na página oficial da Presidência da República - http://www.presidencia.pt/?idc=10&idi=157713&action=7 , o direito de opção de voto dos eleitores residentes no estrangeiro cessará no dia em que ocorra publicação da decisão de S. Exa. o Presidente da República.

PROGRAMA “REVIVE” – CONCURSOS PÚBLICOS ABERTOS EM 2019

REVIVE Logótipo

 

Através da realização de concursos públicos, o programa “Revive” visa a recuperação e valorização de imóveis e propriedades que consubstanciem património cultural e histórico de Portugal e que se encontrem devolutos, e a sua  transformação em ativos económicos, abrindo-os ao investimento privado, nacional ou estrangeiro, para desenvolvimento de projetos turísticos capazes de gerar riqueza e postos de trabalho, promover o reforço da atratividade de destinos regionais, a desconcentração da procura e o desenvolvimento das várias regiões do país. O programa é promovido pelo Turismo de Portugal, pela Direção Geral do Património Cultural e pela Direção Geral do Tesouro e Finanças, em articulação com os Municípios de localização das propriedades.

Informação adicional sobre o programa e concursos públicos no seu âmbito poderá ser consultada em http://revive.turismodeportugal.pt/

Clique aqui para ver os concursos públicos abertos em 2019.

LANÇAMENTO DO LIVRO "A TEORIA E A PESQUISA NA INTERPRETAÇÃO DE CONFERÊNCIA" | 10 JANEIRO | 17H00 | CAMÕES - CCP MAPUTO

Cartaz

Vai ser apresentado no próximo dia 10 de Janeiro, pelas 17h00, no Camões Centro Cultural Português em Maputo, um livro organizado por Carla Maciel, intitulado A Teoria e a Pesquisa na Interpretação de Conferência, sob a chancela da Editora Educar-UP, com financiamento do Fundo Nacional de Investigação (FNI).

Este livro é prefaciado por Anabela Frade, Chefe de Unidade Interpretação em Língua Portuguesa da Direcção Geral de Interpretação da União Europeia e reúne artigos de vários autores, designadamente Carla Maria Ataíde Maciel, Ruth Jeque, Stélio Júlio Chemane, Damião Litsur, Edvaldo Dinilson Mucavele, Emerson Garrine, Enoque Chamba, Guidjima Donaldo, Narciso Obadias Macuácua e Eurico Dzivane.

Esta publicação é uma amostra do conhecimento teórico que é desenvolvido e da pesquisa que é realizada pelos estudantes do Curso de Mestrado em Interpretação de Conferência na Universidade Pedagógica.

O livro dá resposta a uma série de questões, como sejam: O que faz um intérprete de conferência? Qual a diferença entre um intérprete e um tradutor? Que códigos de ética orientam o trabalho de intérprete? Qual o papel do intérprete em zonas de conflito? Que aspetos devem ser considerados na celebração de contratos de trabalho entre intérpretes e clientes? Como podem ser melhorados os serviços de interpretação de tribunal em Moçambique? Como se pode garantir a qualidade de serviços de interpretação?

A apresentação do livro será feita pelo Prof. Doutor Boaventura Aleixo, Vice Reitor da Universidade Pedagógica.

Contactos

Av. Julius Nyerere, nº 720 / 730
4696 – 00110 - Maputo

(00258) 214 903 16 / 19 / 22
maputo@mne.pt

Mais informação

Apoio às vítimas dos incêndios - Fundo Revita

Para mais informações clique aqui para ver

Ligações úteis

Botão Centro Pedido Vistos

Guia do Cidadão Português

Botão Portal Diplomático

Orçamento Participativo Portugal

Espaço Portugal Moçambique

EMP logo

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Turismo de Portugal

Websummit

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Conselhos aos viajantes

Registo Viajante

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Lisboa Capital Iberoamericana da Cultura

Igualdede de Género

Diário da República

Instituto Diplomático

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Portugal Economy Probe

Portugal 30 anos na União Europeia

PORDATA