Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem de Boas Vindas

02

No dia em que apresentei credenciais a Sua Excelência o Presidente da República de Moçambique Filipe Jacinto Nyusi e assim inicio oficialmente funções como Embaixadora de Portugal em Moçambique é com muito gosto que vos dou as boas-vindas a este espaço que se pretende seja de informação e de divulgação sobre Portugal, mas também de aproximação entre o nosso país e Moçambique.

Neste início do século XXI, a Internet tornou-se um veículo indispensável de comunicação e de aproximação de todos/as aqueles/as que se encontram separados pela distância.

Este sítio que se deseja seja interactivo e por isso aberto às vossas contribuições é também o espaço para a divulgação das actividades e iniciativas de promoção de Portugal levadas a cabo por esta Embaixada, nomeadamente as do Centro Cultural Português, as da Cooperação Portuguesa e do Centro de Negócios da AICEP. Estarão também disponíveis outros elementos de informação relativos aos vários setores em que se desenvolvem as excelentes e diversificadas relações bilaterais entre os dois países, com o objectivo que, creio poder afirmar ser partilhado, de podermos ter mais comércio, mais investimento, mais turismo, mais cultura entre os nossos países.

Por último, podem ainda encontrar os principais links institucionais e económicos que poderão facultar elementos adicionais de consulta e assim contribuir para um melhor conhecimento recíproco dos dois países e laços mais profundos entre os seus cidadãos.

Espero assim que este seja um espaço facilitador nos vossos contactos com os serviços desta Embaixada e com os vários organismos da Administração Pública em Portugal.

Mª Amélia Paiva

Embaixadora de Portugal em Maputo

12 de Outubro de 2016

Ver fotografias da Cerimónia de Apresentação de Cartas Credenciais: 01   02   03    04


 

INSCRIÇÕES PARA A “SEMANA UBUNTU” ATÉ 31 DEZEMBRO

Semana Ubuntu Moçambique

Encontram-se abertas as inscrições para a Semana Ubuntu em Maputo, um projeto promovido pelo Instituto Padre António Vieira (IPAV),  com o apoio do Camões - Centro Cultural Português em Maputo.

O programa Pontes Ubuntu tem por base o conceito ubuntu – “eu sou porque tu és” / “eu só posso ser pessoa através das outras pessoas” – e inspira-se em vários líderes servidores de referência, como Nelson Mandela, Gandhi, Desmond Tutu, Martin Luther King, entre outros. 

Propõe uma capacitação com base no desenvolvimento de ferramentas/competências, aprendizagem e inspiração nos modelos (líderes) e na vivência de experiências diferenciadoras e desafios. Pretendemos desenvolver as competências sociais e cívicas dos participantes para que se possam transformar em agentes de mudança ao serviço da comunidade, ajudando a construir um mundo mais justo e solidário.

Destina-se a jovens (dos 18 aos 35 anos) com perfil de liderança – provenientes de contextos/histórias de vulnerabilidade ou que trabalhem/queiram trabalhar em projetos sociais e/ou comunitários.

A Semana Ubuntu tem a duração de 6 dias e em cada dia trabalharemos uma temática diferente. Toda a semana é assente em 5 dimensões do método Ubuntu: Autoconhecimento, Autoconfiança, Resiliência, Empatia e Serviço.

As inscrições podem ser feitas em http://www.tinyurl.com/UBUNTU-MZ e estão abertas até dia 31 de dezembro.

Esta formação decorrerá nas instalações do Centro Cultural Português em Maputo (Av. Julius Nyerere, 720,  4696 Maputo)

Mais informação em: www.pontesubuntu.org ou www.facebook.com/academiaubuntu

Contacto: geral@pontesubuntu.org 

Visita à Fundação Rizwan Adatia

Visita à Fundação Rizwan Adatia 01

Visita à Fundação Rizwan Adatia 02

Visita à Fundação Rizwan Adatia 03

Visita à Fundação Rizwan Adatia 04

A Embaixadora de Portugal de Portugal, Maria Amélia Paiva, acompanhada pelo Conselheiro para a Cooperação, Miguel Girão de Sousa, e pela Técnica Sectorial de Cooperação, Patrícia Ferro, visitaram no passado dia 5 de Dezembro, o Centro de Formação Profissional da Machava da Fundação Rizwan Adatia.

Nesta visita onde foram recebidos pelo fundador e Presidente desta Fundação, Rizwan Adatia e sua equipa, tiveram oportunidade de conhecer melhor o trabalho desenvolvido por esta instituição e apreciar parte das 17 áreas de formação oferecidas no centro, como seja cestaria, costura, cabeleireiro, artes plásticas, pintura, educação pré-escolar, cozinha, electricidade, contabilidade, entre outras. Este centro dá especial atenção à formação de jovens carenciados e mulheres.

Encontro com a Fundação Rizwan Adatia teve igualmente como objectivo explorar potenciais oportunidade de colaboração e parceria, criando sinergias entre alguns dos projectos em curso apoiados pela Cooperação Portuguesa e que se enquadram nos programas apoiados pela Fundação.

FESTA DE NATAL DA COMUNIDADE PORTUGUESA

Festa de Natal da Comunidade Portuguesa

Caras e Caros Compatriotas,

É já este sábado, dia 9 das 12 às 18h, a tradicional Festa de Natal organizada pela Comissão de voluntários da Comunidade Portuguesa com o brilho e dedicação de sempre e que a todos nós muito orgulha.

Acontecerá, como desde há 9 anos,  na Fortaleza de Maputo e oferece um programa bem cheio e variado. Gastronomia, Música, Artes, Espaços Criança e Jovem, Cultura, Artesanato.

Tudo em prol de cinco instituições moçambicanas de apoio social, assim bem assinalando a forma solidária e integrada como a nossa Comunidade se posiciona em Moçambique.

Também como sempre a Festa terá entrada livre e gratuita. Sintam-se livres para estender este convite a familiares, amigos e conhecidos.

Espero vê los por lá!

 

Frederico Silva

Cônsul-Geral de Portugal

 

Contactos

Av. Julius Nyerere, nº 720 / 730
4696 – 00110 - Maputo

(00258) 214 903 16 / 19 / 22
maputo@mne.pt

Mais informação

Apoio às vítimas dos incêndios - Fundo Revita

Para mais informações clique aqui para ver

Ligações úteis

Investidores diáspora

Guia do Cidadão Português

Espaço Portugal Moçambique

EMP logo

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Turismo de Portugal

Websummit

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Conselhos aos viajantes

Registo Viajante

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Lisboa Capital Iberoamericana da Cultura

Igualdede de Género

Diário da República

Instituto Diplomático

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Portugal Economy Probe

Portugal 30 anos na União Europeia

PORDATA