Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem de Boas Vindas

02

No dia em que apresentei credenciais a Sua Excelência o Presidente da República de Moçambique Filipe Jacinto Nyusi e assim inicio oficialmente funções como Embaixadora de Portugal em Moçambique é com muito gosto que vos dou as boas-vindas a este espaço que se pretende seja de informação e de divulgação sobre Portugal, mas também de aproximação entre o nosso país e Moçambique.

Neste início do século XXI, a Internet tornou-se um veículo indispensável de comunicação e de aproximação de todos/as aqueles/as que se encontram separados pela distância.

Este sítio que se deseja seja interactivo e por isso aberto às vossas contribuições é também o espaço para a divulgação das actividades e iniciativas de promoção de Portugal levadas a cabo por esta Embaixada, nomeadamente as do Centro Cultural Português, as da Cooperação Portuguesa e do Centro de Negócios da AICEP. Estarão também disponíveis outros elementos de informação relativos aos vários setores em que se desenvolvem as excelentes e diversificadas relações bilaterais entre os dois países, com o objectivo que, creio poder afirmar ser partilhado, de podermos ter mais comércio, mais investimento, mais turismo, mais cultura entre os nossos países.

Por último, podem ainda encontrar os principais links institucionais e económicos que poderão facultar elementos adicionais de consulta e assim contribuir para um melhor conhecimento recíproco dos dois países e laços mais profundos entre os seus cidadãos.

Espero assim que este seja um espaço facilitador nos vossos contactos com os serviços desta Embaixada e com os vários organismos da Administração Pública em Portugal.

Mª Amélia Paiva

Embaixadora de Portugal em Maputo

12 de Outubro de 2016

Ver fotografias da Cerimónia de Apresentação de Cartas Credenciais: 01   02   03    04

 

Vote
 

Lançamento do livro "Estratégias de Responsabilidade Social das Empresas Mozal e Vale em Moçambique"

No passado dia 17 de abril, foi lançado no Camões em Maputo o livro "Estratégias de Responsabilidade Social das Empresas Mozal e Vale em Moçambique", de Raimundo Alfândega Mateço, com a chancela da Editora Laços. A apresentação do livro ficou a cabo do Ministro da Indústria e Comércio de Moçambique, Ragendra de Sousa e do presidente do Conselho de Administração da Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), Omar Mithá.

Lançamento EditoraLaços 1 2

Lançamento EditoraLaços 6

Lançamento EditoraLaços 10

 

LANÇAMENTO LIVRO | 17 ABRIL | 17H30 | CAMÕES - CCP MAPUTO

Cartaz Lacos

No dia 17 de abril, às 17h30, terá lugar no Camões – Centro Cultural Português em Maputo o lançamento do livro Estratégias de Responsabilidade Social das Empresas Mozal e Vale em Moçambique, do autor Raimundo Alfândega Mateço.

A apresentação do livro, que conta com a chancela da Editora Laços, ficará a cabo do Ministro da Indústria e Comércio de Moçambique, Ragendra de Sousa e do presidente do Conselho de Administração da Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), Omar Mithá.

Estratégias de Responsabilidade Social das Empresas Mozal e Vale em Moçambique discute a importância da cadeia de valor global no contexto da responsabilidade social corporativa empresarial em Moçambique. Através de um estudo de caso de duas empresas multinacionais, a pesquisa também revela a visão dos diferentes stakeholders, no que tange as estratégias para a implementação da responsabilidade social nas províncias de Tete e Maputo, respetivamente, onde estão estabelecidas. O estudo apresenta ainda a visão da Comunidade e do Governo Local no que toca a atuação destas multinacionais e a sua relação com as comunidades no seu entorno. Por fim, a pesquisa traz, de forma comparativa, as evidências da implementação de ações de responsabilidade social de ambas as empresas no país.

Biografia do Autor

Raimundo Alfândega Mateço é Doutorado em Administração e Gestão de Empresas pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo – Brasil, em 2016; Mestre em Administração e Gestão de Educação pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM), em 2008; Licenciado em Planificação, Administração e Gestão da Educação pela Universidade Pedagógica (UP) em 2005; Licenciado em Ensino de Educação Física e Desporto pela UP em 2002. Nasceu a 07 de Fevereiro de 1969, em Báwè, Distrito de Mutarara, província de Tete. Em 1979, concluiu a Pré-Primária (4ª classe), em Báwé - Mutarara; Em 1982, concluiu a 6ª classe na Escola Secundária do Posto Administrativo de Inhangoma, em Mutarara; Em 1985, terminou o curso de Professores no Centro de Formação de Professores Primários de Zóbwè, no distrito de Moatize, em Tete. Ao longo do seu percurso profissional, para além da lecionação de aulas em Escolas Secundárias e em universidades públicas e privadas, desempenhou várias funções, com destaque para Coordenador Geral do Programa Escola sem HIV, na Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade, em representação das Escolas Primárias e Completas da Cidade de Maputo; responsável pelos Assuntos Sociais, na Faculdade de Ciências de Educação Física e Desporto; Diretor do Curso de Gestão de Recursos Humanos, na Escola Superior de Contabilidade e Gestão; Coordenador Geral dos Assuntos Sociais, na Escola Superior de Contabilidade e Gestão; Coordenador Geral das Práticas Técnico Profissionalizantes e Coordenador Geral na Direção Científica, na Escola Superior de Contabilidade e Gestão, ambas da UP. Atualmente, é Técnico Superior do Sistema Nacional de Avaliação, Acreditação e Garantia de Qualidade no Instituto Superior de Gestão, Contabilidade e Finanças e é Chefe do Departamento da Direção Científica e Publicações no Instituto Superior de Gestão e Empreendedorismo Gwaza-Muthini.   

SESSÃO DEDICADA AO ESCRITOR DO MÊS DE ABRIL - PEDRO PEREIRA LOPES | 16 ABRIL | 17H00 | CAMÕES - CCP MAPUTO

CartazEscritorMesPedroPLopes

No âmbito da iniciativa Escritor do Mês, o Camões – Centro Cultural Português em Maputo dedica o mês de abril ao escritor Pedro Pereira Lopes.

Com o objetivo de aprofundar o conhecimento do trabalho do autor, terá lugar no próximo dia 16 de abril, às 17h00, uma sessão intitulada “Viagem em torno da palavra de Pedro Pereira Lopes”, moderada pelo académico Aurélio Ginja, na Biblioteca do Camões - Centro Cultural Português.  A sessão contará também com a leitura de excertos das obras O homem dos 7 cabelos, Kanova e o segredo da caveira, Viagem pelo mundo num grão de pólene outros poemas e O mundo que iremos gaguejar de cor.

Sessão gratuita e aberta ao público.


Notas Biográficas:

Pedro Pereira Lopes nasceu na província da Zambézia, Moçambique, em 1987. Estudou Políticas Públicas na Escola de Governação da Universidade de Pequim. Escreve poesia, contos e publicou um romance. Publicou os livros infanto-juvenis O homem dos 7 cabelos (2012, Prémio Lusofonia 2010), Kanova e o segredo da caveira (2013), Viagem pelo mundo num grão de pólen e outros poemas (2014), A história do João Gala-Gala (2017, em co-autoria com o músico Chico António e O comboio que andava de chinelos (2018, Prémio Maria Odete de Jesus 2016). Publicou ainda a coletânea de contos o mundo que iremos gaguejar de cor (2017), e o romance mundo grave (2018, Prémio Literário INCM/Eugénio Lisboa 2017). É membro da Associação dos Escritores Moçambicanos e docente e pesquisador na Universidade Joaquim Chissano, em Maputo. Para o escritor e crítico literário António Cabrita, “Pedro Pereira Lopes é uma das vozes mais interessantes do novo panorama das letras em Moçambique” e “será iniludivelmente uma das figuras cimeiras da nova geração”.

Aurélio Ginja é docente na Universidade Politécnica, formado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e licenciado em Linguística pela Universidade  Eduardo Mondlane. Atualmente a exercer a função de Coordenador do Gabinete de Atendimento Estudantil na Escola Superior de Gestão, Ciências e Tecnologias da Universidade Politécnica e a lecionar as disciplinas de Comunicação Intercultural, Comunicação Organizacional, Linguística e Literatura.

Contactos

Av. Julius Nyerere, nº 720 / 730
4696 – 00110 - Maputo

(00258) 214 903 16 / 19 / 22
maputo@mne.pt

Mais informação

Apoio às vítimas dos incêndios - Fundo Revita

Para mais informações clique aqui para ver

Ligações úteis

Botão Centro Pedido Vistos

Botão normas e procedimentos de segurança

Guia do Cidadão Português

Botão Portal Diplomático

Orçamento Participativo Portugal

Espaço Portugal Moçambique

EMP logo

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Turismo de Portugal

Websummit

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Conselhos aos viajantes

Registo Viajante

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Lisboa Capital Iberoamericana da Cultura

Igualdede de Género

Diário da República

Instituto Diplomático

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Portugal Economy Probe

Portugal 30 anos na União Europeia

PORDATA