Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem de Boas Vindas

02

No dia em que apresentei credenciais a Sua Excelência o Presidente da República de Moçambique Filipe Jacinto Nyusi e assim inicio oficialmente funções como Embaixadora de Portugal em Moçambique é com muito gosto que vos dou as boas-vindas a este espaço que se pretende seja de informação e de divulgação sobre Portugal, mas também de aproximação entre o nosso país e Moçambique.

Neste início do século XXI, a Internet tornou-se um veículo indispensável de comunicação e de aproximação de todos/as aqueles/as que se encontram separados pela distância.

Este sítio que se deseja seja interactivo e por isso aberto às vossas contribuições é também o espaço para a divulgação das actividades e iniciativas de promoção de Portugal levadas a cabo por esta Embaixada, nomeadamente as do Centro Cultural Português, as da Cooperação Portuguesa e do Centro de Negócios da AICEP. Estarão também disponíveis outros elementos de informação relativos aos vários setores em que se desenvolvem as excelentes e diversificadas relações bilaterais entre os dois países, com o objectivo que, creio poder afirmar ser partilhado, de podermos ter mais comércio, mais investimento, mais turismo, mais cultura entre os nossos países.

Por último, podem ainda encontrar os principais links institucionais e económicos que poderão facultar elementos adicionais de consulta e assim contribuir para um melhor conhecimento recíproco dos dois países e laços mais profundos entre os seus cidadãos.

Espero assim que este seja um espaço facilitador nos vossos contactos com os serviços desta Embaixada e com os vários organismos da Administração Pública em Portugal.

Mª Amélia Paiva

Embaixadora de Portugal em Maputo

12 de Outubro de 2016

Ver fotografias da Cerimónia de Apresentação de Cartas Credenciais: 01   02   03    04


 

9.ª Edição Internacional do CADAP – Curso de Alta Direção em Administração Pública

O INA - Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas informa que está a decorrer o prazo de inscrição para a 9.ª Edição Internacional do CADAP – Curso de Alta Direção em Administração Pública. As inscrições serão aceites até 26 de fevereiro de 2018.

O curso que decorrerá entre 31 de maio e 31 de agosto 2018 destina-se a dirigentes e quadros superiores da Administração Pública dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, de Timor-Leste, do Brasil, dos países de língua Espanhola da América Latina, e ainda de Espanha e Portugal.

O curso resulta de uma parceria entre o INA e o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., permitindo a atribuição de 25 bolsas para um total de 40 vagas.

Para mais informações e candidatura, aceda a http://cadapi.ina.pt

Consulte o folheto eletrónico aqui.

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO "A ILHA DOS POETAS" | 22 DE FEV. | 18H00 | CAMÕES - CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS EM MAPUTO

CartazIlhaDosPoetas

No dia 22 de fevereiro, às 18h00, inaugura no Camões – Centro Cultural Português em Maputo a exposição A Ilha dos Poetas, com curadoria de Nelson Saúte, sobre a Ilha de Moçambique. A Ilha dos Poetas surge no âmbito das comemorações dos 200 anos da elevação a cidade da Ilha de Moçambique e marca o início da programação anual expositiva do espaço do Camões – Centro Cultural Português em Maputo.

A Ilha dos Poetas reúne textos de Alberto Lacerda, Calane da Silva, Eduardo White, Glória de Sant’Anna, José Craveirinha, Luís Carlos Patraquim, Luís de Camões, Luís Filipe Castro Mendes, Mia Couto, Rui Knopfli, Tomás António Gonzaga, Virgílio de Lemos e uma canção popular, colocando-os em diálogo com fotografias de João Costa (Funcho), José Cabral, Moira Forjaz, e Sérgio Santimano e com imagens do acervo do Arquivo Histórico de Moçambique e do Centro de Documentação e Formação Fotográfica. Não se pretende apresentar uma visão histórica ou cronológica da Ilha de Moçambique, mas lançar o desafio de revisitar a mitologia poética da Ilha evocada em versos, textos e fotografias dos seus mais ínclitos cultores.

Nelson Saúte, curador e poeta moçambicano, dá o mote a esta viagem pelo universo da Ilha de Moçambique no texto introdutório da exposição: “Paixão adolescente, memória ou novo amor, canto sem fronteira, paraíso onde os cães não ladram, e as crianças brincam como peregrinos, exílio e refúgio perdido, utopia, esta Ilha convoca e invoca uma sintaxe poética marcada pela exuberância das suas cores, pela beleza das suas mulheres, ou alegria das suas crianças, e pela nostalgia das suas sombras, onde não se pode obliterar as precárias condições de vida de muitos que nela habitam. Lugar de encontro, onde se fala árabe, swahíli, macua, português, eu sei lá!, da diversidade, hierático mosaico cultural.”

A Ilha dos Poetas estará patente de 23 de fevereiro a 30 de março, de segunda a sexta-feira, entre as 11h00 e as 18h00, no Camões – Centro Cultural Português em Maputo.

Um especial agradecimento é devido a todos os autores e fotógrafos que abraçaram este projeto e cederam, graciosamente, os seus textos e fotografias.


A Ilha dos Poetas
conta com o patrocínio exclusivo das Listas Telefónicas de Moçambique e com a colaboração do Arquivo Histórico de Moçambique e do Centro de Documentação e Formação Fotográfica.

Para mais informação, por favor contactar:

Mariana Camarate de Campos - mariana.campos@mne.pt

(+258)21493892

Camões – Centro Cultural Português em Maputo:

Av. Julius Nyerere, nº 720

Maputo

Portugal apoiou o campo de refugiados de Maratane (Nampula)

Marratane

Portugal respondeu ao apelo conjunto do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e do Programa Alimentar Mundial (PAM), para a assistência alimentar aos refugiados do campo de Maratane, em Nampula (Moçambique), através de uma contribuição financeira no valor de 50 mil Euros.

Ambas as Agências - ACNUR e PAM - conjuntamente com outros parceiros governamentais e não-governamentais, fornecem mensalmente assistência alimentar a cerca de 8.400 refugiados e requerentes de asilo instalados no campo de Maratane, maioritariamente provenientes da República Democrática do Congo, Burundi e Ruanda.

Contactos

Av. Julius Nyerere, nº 720 / 730
4696 – 00110 - Maputo

(00258) 214 903 16 / 19 / 22
maputo@mne.pt

Mais informação

Apoio às vítimas dos incêndios - Fundo Revita

Para mais informações clique aqui para ver

Ligações úteis

Botão Centro Pedido Vistos

Guia do Cidadão Português

Botão Portal Diplomático

Orçamento Participativo Portugal

Espaço Portugal Moçambique

EMP logo

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Turismo de Portugal

Websummit

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Conselhos aos viajantes

Registo Viajante

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Lisboa Capital Iberoamericana da Cultura

Igualdede de Género

Diário da República

Instituto Diplomático

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Portugal Economy Probe

Portugal 30 anos na União Europeia

PORDATA