Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem de Boas Vindas

02

No dia em que apresentei credenciais a Sua Excelência o Presidente da República de Moçambique Filipe Jacinto Nyusi e assim inicio oficialmente funções como Embaixadora de Portugal em Moçambique é com muito gosto que vos dou as boas-vindas a este espaço que se pretende seja de informação e de divulgação sobre Portugal, mas também de aproximação entre o nosso país e Moçambique.

Neste início do século XXI, a Internet tornou-se um veículo indispensável de comunicação e de aproximação de todos/as aqueles/as que se encontram separados pela distância.

Este sítio que se deseja seja interactivo e por isso aberto às vossas contribuições é também o espaço para a divulgação das actividades e iniciativas de promoção de Portugal levadas a cabo por esta Embaixada, nomeadamente as do Centro Cultural Português, as da Cooperação Portuguesa e do Centro de Negócios da AICEP. Estarão também disponíveis outros elementos de informação relativos aos vários setores em que se desenvolvem as excelentes e diversificadas relações bilaterais entre os dois países, com o objectivo que, creio poder afirmar ser partilhado, de podermos ter mais comércio, mais investimento, mais turismo, mais cultura entre os nossos países.

Por último, podem ainda encontrar os principais links institucionais e económicos que poderão facultar elementos adicionais de consulta e assim contribuir para um melhor conhecimento recíproco dos dois países e laços mais profundos entre os seus cidadãos.

Espero assim que este seja um espaço facilitador nos vossos contactos com os serviços desta Embaixada e com os vários organismos da Administração Pública em Portugal.

Mª Amélia Paiva

Embaixadora de Portugal em Maputo

12 de Outubro de 2016

Ver fotografias da Cerimónia de Apresentação de Cartas Credenciais: 01   02   03    04


 

30º Curso de Literaturas em Língua Portuguesa “A arte da Palavra” | Inscrições – 20 a 31 de agosto

CLLPCartaz2018

A Arte da Palavra é o tema do 30º Curso de Literaturas em Língua Portuguesa, que se realiza de10 a 13 de setembro, das 18h00 às 20h00, no Camões – Centro Cultural Português em Maputo.

O Curso de Literaturas é a iniciativa cultural mais antiga do Camões - Centro Cultural Português em Maputo, realizada em parceria com a Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane, que em edições anteriores trouxe a Maputo autores como José Saramago e Lídia Jorge, ou mais recentemente José Luís Peixoto, Afonso Cruz, David Machado e Pedro Mexia.

A 30ª edição do Curso de Literaturas em Língua Portuguesa destaca a multiplicidade da palavra nas diferentes vertentes literárias, destacando quatro temas principais: a  “escrita e as viagens”; a “narrativa literária”, o “teatro” e a “poesia”. Para esta edição do Curso de Literaturas, o Camões – Centro Cultural Português em Maputo convidou Alexandra Lucas Coelho, escritora e jornalista portuguesa.

 

No dia 10 de setembro, a abrir o programa do Curso, Alexandra Lucas Coelho partilhará a sua experiência da escrita em viagens. O dia seguinte, 11 de setembro, será dedicado à narrativa, com apresentações do escritor e docentes da Faculdade de Letras e Ciências Sociais (FLCS) da UEM, Lucílio Manjate e Osvaldo Neves e da convidada, Alexandra Lucas Coelho. Esta sessão contará com a moderação do jornalista Eduardo Quive. Segue-se, no dia 12 de setembro, uma conversa sobre a relação da literatura com o teatro, dinamizada pelo chefe do Departamento de Literatura da FLCS da UEM, Elídio Nhamona, e pelo encenador e escritor Rogério Manjate, docente na Escola de Comunicação e Artes da UEM. A finalizar este programa, o dia 13 de setembro será dedicado à poesia, com partilhas do jovem Jaime Munguambe do Movimento Literário Kuphaluxa e da escritora Hirondina Joshua, fechando a sessão com Francisco Noa que “navegará” pelo mundo da obra de Noémia de Sousa, Rui Knopfli, Eduardo White e Sangare Okapi. A última sessão do Curso de Literaturas será moderada por Leonel Matusse.

 

A participação no 30º Curso de Literaturas é livre e poderá ser feita mediante inscrição prévia, entre 20 e 31 de agosto, na Biblioteca do Camões – Centro Cultural Português em Maputo ou na secretaria da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane.

 

O Curso de Literaturas em Língua Portuguesa tem o apoio exclusivo das Listas Telefónicas de Moçambique - Páginas Amarelas.

Nota Biográfica:

Alexandra Lucas Coelho é escritora e jornalista. Como jornalista, trabalhou dez anos na rádio, onde foi repórter, editora e fez vários programas. Depois, vinte anos no jornal “Público”, onde foi jornalista da secção Internacional, editora de Cultura, dos suplementos literários “Leituras” e Mil Folhas”, e “Grande Repórter”.  Desde 1991, primeiro na rádio, depois no jornal, cobriu várias zonas de conflito, da ex-URSS à Bósnia, do Médio Oriente à Ásia Central, do México ao Brasil. Acompanhou o conflito israelo-palestiniano ao longo de 15 anos. Foi correspondente do “Público” em Jerusalém e no Rio de Janeiro. Recebeu vários prémios de jornalismo, incluindo o Grande Prémio Gazeta 2005. Desde 2017 é cronista semanal do site de notícias “Sapo24” e também da Antena 1, com crónicas todas as sextas-feiras. Em 2007 começou a publicar livros. Tem cinco volumes de viagem/reportagem/crónica: “Oriente Próximo” (2007), “Caderno Afegão” (2009), “Viva México (2010), “Tahrir” (2011), “Vai, Brasil” (2013). Com o seu primeiro romance, “E a Noite Roda” (2012) recebeu o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação portuguesa de Escritores (APE). O seu segundo romance, “O Meu Amante de Domingo” (2014) foi Livro do Ano — Time Out e traduzido em França, nas Éditions du Seuil. O terceiro romance, “Deus-dará” (2016), inteiramente situado no Rio de Janeiro contemporâneo, atravessa 500 anos de história colonial portuguesa, com um foco importante na escravatura. Foi finalista do Grande Prémio APE. Em 2017 publicou o seu primeiro livro infantil, que inicia uma série: “Orlando e o Rinoceronte.” Em Outubro de 2018 sairá o seu quarto romance.

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO "Caminhos da Luz" | 16 de agosto | 18h00 | Camões – Centro Cultural Português em Maputo

Cartaz MauroVombe

No dia 16 de agosto, às 18h00, inaugura no Camões – Centro Cultural Português em Maputo a exposição Caminhos de Luz, uma apresentação do fotógrafo moçambicano Mauro Vombe que resulta de uma parceria entre o fotógrafo e a Galp.

Em Caminhos da Luz, somos convidados a fazer um tour aéreo sobre algumas zonas das cidades de Maputo e Beira, embarcando numa viagem semiótica que nos apresenta a energética simbiose Moçambicana entre o céu e a terra, a natureza e o homem, o presente e o passado, o movimento e o estático. Um retrato simbolicamente contagiante da energia e do desenvolvimento que representa Moçambique.

Esta exposição integra também parte da exposição Energizers, apresentada este ano em Lisboa, numa iniciativa que resulta de uma parceria da Galp com a revista Visão e a World Press Photo e mostra, na primeira sala da galeria, fotografias de dois dos fotógrafos participantes: Mauro Vombe e António Camacho (PT).

A exposição Caminhos da Luz conta com a produção da Grow, empresa de publicidade e comunicação.

Para mais informação, por favor contactar:

Mariana Camarate de Campos - mariana.campos@mne.pt

(+258)21493892

Av. Julius Nyerere, nº 720

Maputo

Convenção sobre Segurança Social entre Portugal e Moçambique e Acordo Administrativo relativo à sua aplicação

A convenção sobre Segurança Social entre Portugal e Moçambique foi assinada em 30 de abril de 2010, tendo entrado em vigor em 1 de julho de 2017, conforme Aviso n.º 102/2017.

O Acordo Administrativo relativo às modalidades de aplicação da Convenção, foi assinado em 5 de julho de 2018, durante a III Cimeira Moçambique - Portugal, que teve lugar em Moçambique, e publicado através do Aviso n.º 94/2018, entrando em vigor na mesma data e produzindo efeitos à data de entrada em vigor da Convenção.

Para informação adicional sobre esta matéria, poderá ser consultada a página de internet da Direção Geral da Segurança Social do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social:

http://www.seg-social.pt/noticias/-/asset_publisher/9N8j/content/convencao-sobre-seguranca-social-entre-portugal-e-mocambique-e-acordo-administrativo-relativo-a-sua-aplicacao

Contactos

Av. Julius Nyerere, nº 720 / 730
4696 – 00110 - Maputo

(00258) 214 903 16 / 19 / 22
maputo@mne.pt

Mais informação

Apoio às vítimas dos incêndios - Fundo Revita

Para mais informações clique aqui para ver

Ligações úteis

Botão Centro Pedido Vistos

Guia do Cidadão Português

Botão Portal Diplomático

Orçamento Participativo Portugal

Espaço Portugal Moçambique

EMP logo

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Turismo de Portugal

Websummit

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Conselhos aos viajantes

Registo Viajante

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Lisboa Capital Iberoamericana da Cultura

Igualdede de Género

Diário da República

Instituto Diplomático

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Portugal Economy Probe

Portugal 30 anos na União Europeia

PORDATA