Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem de Boas Vindas

02

No dia em que apresentei credenciais a Sua Excelência o Presidente da República de Moçambique Filipe Jacinto Nyusi e assim inicio oficialmente funções como Embaixadora de Portugal em Moçambique é com muito gosto que vos dou as boas-vindas a este espaço que se pretende seja de informação e de divulgação sobre Portugal, mas também de aproximação entre o nosso país e Moçambique.

Neste início do século XXI, a Internet tornou-se um veículo indispensável de comunicação e de aproximação de todos/as aqueles/as que se encontram separados pela distância.

Este sítio que se deseja seja interactivo e por isso aberto às vossas contribuições é também o espaço para a divulgação das actividades e iniciativas de promoção de Portugal levadas a cabo por esta Embaixada, nomeadamente as do Centro Cultural Português, as da Cooperação Portuguesa e do Centro de Negócios da AICEP. Estarão também disponíveis outros elementos de informação relativos aos vários setores em que se desenvolvem as excelentes e diversificadas relações bilaterais entre os dois países, com o objectivo que, creio poder afirmar ser partilhado, de podermos ter mais comércio, mais investimento, mais turismo, mais cultura entre os nossos países.

Por último, podem ainda encontrar os principais links institucionais e económicos que poderão facultar elementos adicionais de consulta e assim contribuir para um melhor conhecimento recíproco dos dois países e laços mais profundos entre os seus cidadãos.

Espero assim que este seja um espaço facilitador nos vossos contactos com os serviços desta Embaixada e com os vários organismos da Administração Pública em Portugal.

Mª Amélia Paiva

Embaixadora de Portugal em Maputo

12 de Outubro de 2016

Ver fotografias da Cerimónia de Apresentação de Cartas Credenciais: 01   02   03    04


 

10ª Sessão Tertúlias Itinerantes | 22 nov | 18h00 | Camões - CCP Maputo

Cartaz Tertulia Nov 2018

10ª Tertúlia do III Ciclo “Fluxos de Comunicação Intercultural no espaço de Língua Portuguesa; debater o desconhecimento mútuo no contexto da era global”

 

Participação de Eduardo Lichuge, Lurdes Macedo, Rosa Cabecinhas e Sara Jona

 

22 de Novembro |  18h00 | Camões - Centro Cultural Português em Maputo

 

No âmbito da iniciativa Tertúlias Itinerantes – “III CicloFluxos de Comunicação Intercultural no espaço de Língua Portuguesa: debater o desconhecimento mútuo no contexto da era global”, o Camões – Centro Cultural Português em Maputo acolhe no próximo dia 22 de novembro, às 18h00, uma sessão deste ciclo de conferências subordinada ao tema “Fluxos de Comunicação Intercultural entre Moçambique e Portugal”.

Esta tertúlia tem por objetivo lançar pistas para uma reflexão crítica sobre as relações contemporâneas entre Moçambique e Portugal no domínio da cultura, apontando as possibilidades e os desafios que lhes são colocados num espaço de diálogo que se encontra em aberto. É este espaço intercultural que poderá validar oportunidades de interesse comum para a construção de um futuro de desenvolvimento mútuo, bem como de promoção da paz e do diálogo intercultural, tendo em conta as especificidades e as diferentes identidades que distinguem os dois países.

O III Ciclo das Tertúlias Itinerantes traz a Maputo reflexões de investigadores de Moçambique, Portugal e Brasil sobre dinâmicas interculturais no mundo global. Este trabalho, que tem sido coordenado pelos investigadores Sara Laisse (Universidade Politécnica), Eduardo Lichuge (Universidade Eduardo Mondlane) e Lurdes Macedo (Universidade do Minho, Portugal) desde 2016, surgiu da constatação de que a perspetiva clássica das ciências sociais – que nos ofereceu um quadro interpretativo do mundo baseado na diferenciação da Humanidade em categorias como a religião, a etnia, a cultura ou a nacionalidade – necessita de ser repensada na contemporaneidade. Cada uma das tertúlias procura dar um contributo para a construção de novas perspectivas, capazes de nos ajudar a interpretar uma nova realidade social na qual as trocas, as partilhas e as interdependências são cada vez mais determinantes na promoção do diálogo e do desenvolvimento.

3º Bazar Internacional das Embaixadas

O 3º Bazar Internacional das Embaixadas irá realizar-se sábado,  dia 17.11.2018, das 11h00 às 17h00 na Escola Portuguesa de Moçambique.

3º Bazar Internacional das Embaixadas

Contactos

Av. Julius Nyerere, nº 720 / 730
4696 – 00110 - Maputo

(00258) 214 903 16 / 19 / 22
maputo@mne.pt

Mais informação

Apoio às vítimas dos incêndios - Fundo Revita

Para mais informações clique aqui para ver

Ligações úteis

Botão Centro Pedido Vistos

Guia do Cidadão Português

Botão Portal Diplomático

Orçamento Participativo Portugal

Espaço Portugal Moçambique

EMP logo

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Turismo de Portugal

Websummit

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Conselhos aos viajantes

Registo Viajante

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Lisboa Capital Iberoamericana da Cultura

Igualdede de Género

Diário da República

Instituto Diplomático

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Portugal Economy Probe

Portugal 30 anos na União Europeia

PORDATA