Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem de Boas Vindas

02

No dia em que apresentei credenciais a Sua Excelência o Presidente da República de Moçambique Filipe Jacinto Nyusi e assim inicio oficialmente funções como Embaixadora de Portugal em Moçambique é com muito gosto que vos dou as boas-vindas a este espaço que se pretende seja de informação e de divulgação sobre Portugal, mas também de aproximação entre o nosso país e Moçambique.

Neste início do século XXI, a Internet tornou-se um veículo indispensável de comunicação e de aproximação de todos/as aqueles/as que se encontram separados pela distância.

Este sítio que se deseja seja interactivo e por isso aberto às vossas contribuições é também o espaço para a divulgação das actividades e iniciativas de promoção de Portugal levadas a cabo por esta Embaixada, nomeadamente as do Centro Cultural Português, as da Cooperação Portuguesa e do Centro de Negócios da AICEP. Estarão também disponíveis outros elementos de informação relativos aos vários setores em que se desenvolvem as excelentes e diversificadas relações bilaterais entre os dois países, com o objectivo que, creio poder afirmar ser partilhado, de podermos ter mais comércio, mais investimento, mais turismo, mais cultura entre os nossos países.

Por último, podem ainda encontrar os principais links institucionais e económicos que poderão facultar elementos adicionais de consulta e assim contribuir para um melhor conhecimento recíproco dos dois países e laços mais profundos entre os seus cidadãos.

Espero assim que este seja um espaço facilitador nos vossos contactos com os serviços desta Embaixada e com os vários organismos da Administração Pública em Portugal.

Mª Amélia Paiva

Embaixadora de Portugal em Maputo

12 de Outubro de 2016

Ver fotografias da Cerimónia de Apresentação de Cartas Credenciais: 01   02   03    04


 

Bolsas de estudo da Cooperação Portuguesa - aviso de fraude

Logo CICL

Recentemente, o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. tomou conhecimento de que o seu nome está a ser utilizado na circulação de mensagens fraudulentas com origem em vários endereços eletrónicos identificados como “Instituto Camões Portugal”, com referência a bolsas de estudo atribuídas por este Instituto. 

Aos candidatos é solicitada informação e documentação pessoal, verificando-se, em alguns casos, a realização de contacto telefónico.

Neste contexto, esclarece-se que a informação sobre Bolsas de Estudo oferecidas pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. encontra-se disponível na página oficial do Instituto em http://www.instituto-camoes.pt/.

Não existe qualquer acordo do Camões com entidades terceiras para o fornecimento de informação sobre as Bolsas de Estudo ou para qualquer intervenção nos procedimentos para a sua atribuição.

Os concursos são divulgados nas páginas oficiais das Embaixadas de Portugal e nas páginas oficiais das redes sociais do Camões, I.P.

 

Camões - Centro Cultural Português | Maputo - Homenageia o escritor moçambicano Eduardo White | Escritor do mês na Biblioteca do Camões Sessão: 18 outubro | 17h00 | Maputo

CartazEscritorMêsOutubro FINAL

No âmbito da iniciativa Escritor do Mês, o Camões – Centro Cultural Português em Maputo dedica o mês de outubro ao escritor Eduardo White.

Com o objetivo de aprofundar o conhecimento do trabalho do prestigiado escritor moçambicano, terá lugar no próximo dia 18 de outubro, às 17h00, uma sessão moderada por Emídio de Oliveira e dinamizada pelo Movimento Artístico-Literário Universos, na Biblioteca do Camões - Centro Cultural Português.  A sessão contará com a (re)leitura de excertos da obra “Bom dia, dia “ e de outros poemas.

 

Esta iniciativa resulta de uma parceria entre o Camões – Centro Cultural Português | Maputo e o Movimento Artístico-Literário Universos, uma jovem congregação que luta pela preservação e promoção de valores cruciais para a vida e para o desenvolvimento humano e sociocultural, e não só, através da arte. O Movimento será representado por dois jovens – Obedes Lobadias e Daniela Mussagy - ambos membros da Academia Virtual de Poetas da Língua Portuguesa.


Notas Biográficas:

 

Sobre o escritor:

Eduardo White nasceu em Quelimane em 1963 e faleceu em Maputo em 2014. Poeta e prosador foi fundador da revista Charrua e membro da Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO). Teve colaboração dispersa e variada na imprensa moçambicana e estrangeira. Concebeu e produziu as peças de teatro “O Lugar dos Amotinados” (1983), “Atirei o Pau ao Pato” (2007), “O Libreto da Miséria” (2010), entre outras. A sua poesia está exposta no museu Val-du-Marne em Paris desde 1989. Em 2001 foi considerado, em Moçambique, a figura literária do ano. Tem uma vasta obra publicada do qual se destacam os seguintes títulos: Amar sobre o Índico (1984); Homoíne (1987); País de Mim (1990) - Prémio Gazeta revista Tempo 1987; Poemas da Ciência de Voar e da Engenharia de Ser Ave (1992) - Prémio Nacional de Poesia 1992; Os Materiais de Amor Seguido de O Desafio à Tristeza (1996); Janela para Oriente (1999); Dormir com Deus e um Navio na Língua (2001) -  Prémio Consagração Rui de Noronha 2001; As Falas do Escorpião (novela; 2002); O Homem a Sombra e a Flor e Algumas Cartas do Interior (2004); O Manual das Mãos (2004) -  Grande Prémio de Literatura José Craveirinha, Prémio TVZine para Literatura 2004; Até Amanhã Coração (2007); Dos Limões Amarelos do Falo às Laranjas Vermelhas da Vulva (2009) - Prémio Cores da Escrita; Nudos (antologia da sua obra poética, 2011); O Libreto da Miséria (2010-2012); A Mecânica Lunar e A Escrita Desassossegada (2012); O Poeta Diarista e os Ascetas Desiluminados (2012) - Prémio Glória de Sant’Anna 2013; Bom Dia, Dia (2014).

Sobre o moderador:

Emídio de Oliveira é produtor de programas de teatro e tem concebido peças para o público infantil na Rádio Moçambique. Integrado na equipa do Né Afonso, produziu, entre outras, as peças “Uma História Para Ti”, “Poesia e Contos de Todo o Mundo”, “Karingana Wa Karingana”. Teve incursões na televisão e no cinema, sobretudo com a produção de programas de educação cívica e no resgate da história de Moçambique. Foi diretor e produtor dos seriados “Tchekirau” (para a FDC), “O Orgulho de Moçambique” (para a HCB), “Para Além do Tempo”, “Ecos da Nossa História”, e de várias outras peças de terceiros, como diretor de atores, como produtor e, ainda, como ator. Atualmente trabalha em desenvolvimento rural, na defesa das populações, centrando a sua ação na proteção dos direitos comunitários sobre terra e recursos naturais, e continua a manter estreita ligação com a produção radiofónica. Recebeu o Prémio “Leite Vasconcelos 2010” (de Rádio) e o de Produtor da Rádio Moçambique, em 2011. É também músico (tem letras cantadas por alguns músicos nacionais) e publicou alguns textos na imprensa.

CONVERSAS PARALELAS À EXPOSIÇÃO "OBJECTOS EM TRÂNSITO | JOÃO ROXO | 17 E 24 OUTUBRO | CAMÕES - CCP MAPUTO

No âmbito da exposição “Objectos em Trânsito”, primeira exposição individual do artista e designer João Roxo e que estará patente no Camões até dia 9 de novembro, irão realizar-se duas conversas/debates:

No dia 17 de outubro, às 17h00 está prevista uma conversa intitulada MEMÓRIAS DO FUTURO: o papel de narrativas especulativas que contará com a participação de Rui Tenreiro, Russel Hlongwane, Tassiana Tomé e moderação de Tavares Cebola.

No dia 24 Outubro, às 18h00, será a vez de Ana Queiroz, Álvaro Fausto Taruma e Rui Trindade (moderação), dinamizarem uma conversa que aborda o tema REALIDADES FICTÍCIAS: escrita criativa e jornalismo de investigação na era incerta da desinformação.

As conversas terão lugar no Camões – Centro Cultural Português em Maputo e integram a programação oficial do Festival Internacional Maputo Fast Forward.

Contactos

Av. Julius Nyerere, nº 720 / 730
4696 – 00110 - Maputo

(00258) 214 903 16 / 19 / 22
maputo@mne.pt

Mais informação

Apoio às vítimas dos incêndios - Fundo Revita

Para mais informações clique aqui para ver

Ligações úteis

Botão Centro Pedido Vistos

Guia do Cidadão Português

Botão Portal Diplomático

Orçamento Participativo Portugal

Espaço Portugal Moçambique

EMP logo

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Turismo de Portugal

Websummit

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Conselhos aos viajantes

Registo Viajante

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Lisboa Capital Iberoamericana da Cultura

Igualdede de Género

Diário da República

Instituto Diplomático

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Portugal Economy Probe

Portugal 30 anos na União Europeia

PORDATA