Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem de Boas Vindas

02

No dia em que apresentei credenciais a Sua Excelência o Presidente da República de Moçambique Filipe Jacinto Nyusi e assim inicio oficialmente funções como Embaixadora de Portugal em Moçambique é com muito gosto que vos dou as boas-vindas a este espaço que se pretende seja de informação e de divulgação sobre Portugal, mas também de aproximação entre o nosso país e Moçambique.

Neste início do século XXI, a Internet tornou-se um veículo indispensável de comunicação e de aproximação de todos/as aqueles/as que se encontram separados pela distância.

Este sítio que se deseja seja interactivo e por isso aberto às vossas contribuições é também o espaço para a divulgação das actividades e iniciativas de promoção de Portugal levadas a cabo por esta Embaixada, nomeadamente as do Centro Cultural Português, as da Cooperação Portuguesa e do Centro de Negócios da AICEP. Estarão também disponíveis outros elementos de informação relativos aos vários setores em que se desenvolvem as excelentes e diversificadas relações bilaterais entre os dois países, com o objectivo que, creio poder afirmar ser partilhado, de podermos ter mais comércio, mais investimento, mais turismo, mais cultura entre os nossos países.

Por último, podem ainda encontrar os principais links institucionais e económicos que poderão facultar elementos adicionais de consulta e assim contribuir para um melhor conhecimento recíproco dos dois países e laços mais profundos entre os seus cidadãos.

Espero assim que este seja um espaço facilitador nos vossos contactos com os serviços desta Embaixada e com os vários organismos da Administração Pública em Portugal.

Mª Amélia Paiva

Embaixadora de Portugal em Maputo

12 de Outubro de 2016

Ver fotografias da Cerimónia de Apresentação de Cartas Credenciais: 01   02   03    04


 

Sessão de divulgação da Universidade do Porto (Portugal) | 28 de novembro | 15h00 | Camões – Centro Cultural Português em Maputo

Cartaz Universidade do Porto

No dia 28 de novembro, às 15h00, o Camões – Centro Cultural Português em Maputo irá acolher uma sessão de divulgação da Universidade do Porto (Portugal), com a presença da Senhora Vice-Reitora Prof. Fátima Marinho.

A sessão de divulgação contará com a partilha de testemunhos de ex-alunos da Universidade do Porto e tem como principal objetivo apresentar a Universidade a alunos do ensino secundário, possíveis candidatos ao ensino superior em Portugal. A Universidade do Porto tem cerca de 30.000 estudantes, dos quais 14% são internacionais. É uma Universidade que abrange diversas áreas, dividindo-se em 14 Faculdades: Faculdade de Arquitetura; Faculdade de Belas Artes; Faculdade de Ciências; Faculdade de Ciências da Nutrição e da Alimentação; Faculdade de Desporto; Faculdade de Direito; Faculdade de Economia; Faculdade de Engenharia; Faculdade de Farmácia; Faculdade de Letras (com as Humanidades e as Ciências Sociais); Faculdade de Medicina; Faculdade de Medicina Dentária; Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.

A Universidade do Porto possui nove residências universitárias, onze cantinas, dezasseis bibliotecas e internet livre em todos os edifícios da Universidade. O corpo docente é especializado e cerca de 89% possui o grau de doutor. A pesquisa na Universidade é internacionalmente reconhecida e possui centros de pesquisa de excelência, nomeadamente nas áreas da engenharia, da saúde, da biodiversidade, das ciências do mar e da astrofísica.

Projecto Cluster da Cooperação Portuguesa na Ilha de Moçambique | Reunião anual de avaliação

Ilha 01

Ilha 02

Ilha 03

Ilha 04

Ilha 05

Decorreu nos dias 20 e 21 de Novembro, na cidade da Ilha de Moçambique, a reunião anual de avaliação do projecto Cluster da Cooperação Portuguesa na Ilha de Moçambique. Esta reunião contou com a presença da Directora de Cooperação do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (CICL), Sandra Magalhães, do Conselheiro para a Cooperação, Miguel Girão de Sousa, da Técnica Sectorial de Cooperação, Patrícia Ferro e do Coordenador-residente, Vasco Ribeiro. Participaram no encontro a grande maioria dos parceiros do projecto, incluindo os  representantes dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, do Género, Criança e Acção Social, da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-profissional e do Turismo e Cultura. Estiveram igualmente presentes os representantes das Direcções Provinciais e Serviços Distritais directamente envolvidos no projecto, o Presidente do Conselho Municipal e diversos vereadores, o Gabinete de Conservação da Ilha de Moçambique, a Universidade Lúrio, bem como a Fundação Portugal-África e a ONGD Helpo. A sessão de encerramento contou com a presença do Administrador do Distrito, Luciano Augusto.

Nestes dois dias de reuniões procedeu-se à análise e debate das actividades realizadas, constrangimentos existentes, bem como se perspectivam as actividades para o próximo ano. Os parceiros foram unânimes em concluir que o balanço é claramente positivo, mas que ainda existem inúmeros desafios pela frente. Foi também discutido o aprofundamento das sinergias entre as diferentes componentes do projecto.

O programa incluiu ainda visitas a instituições que beneficiam de apoio financeiro do projecto, como seja o Instituto Médio Politécnico da Ilha de Moçambique (EMPIM), a Escola Comunitária Filipe Samuel Magaia, a recém-inaugurada Biblioteca Municipal e o futuro Posto de Informação Turística. Os participantes puderam ainda assistir ao trabalho de campo da equipa de cadastro do Conselho Municipal, na sequência da formação recebida por estes técnicos municipais.

A 2.ª fase do projecto Cluster da Cooperação Portuguesa na Ilha de Moçambique (2015-2018) é financiada pelo CICL, e conta com quatro componentes:

  1. Apoio Institucional e Desenvolvimento do Município da Ilha de Moçambique, com 5 eixos: Apoio aos Órgãos Municipais; Urbanismo; Salubridade Ambiental; Educação; e Promoção do Turismo;
  2. Upgrade Educativo e Formativo da Escola Profissional da Ilha de Moçambique (agora EMPIM);
  3. Promoção e desenvolvimento do ensino pré-escolar no distrito da Ilha de Moçambique;
  4. Apoio Institucional ao Gabinete de Conservação da Ilha de Moçambique.

Oferta de bibliografia à Bolsa de Valores de Moçambique

BVM 01

BVM 02

BVM 03

No dia 13 de Novembro a Embaixadora de Portugal, Maria Amélia Paiva, deslocou-se à Bolsa de Valores de Moçambique (BVM), onde se procedeu à entrega de diversas publicações oferecidas pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários de Portugal. Na cerimónia de entrega estiveram igualmente presentes o Assessor do Presidente, João Pedro Rodrigues, bem como outros membros da equipa, nomeadamente da biblioteca, do Departamento de Cooperação e Planificação e do Departamento de Comunicação.

O Presidente da BVM, Salimo Cripton Valá, manifestou o seu agradecimento pelas publicações recebidas em resposta à sua solicitação e informou que constituem a primeira oferta externa de bibliografia para a recém-criada biblioteca da BVM. A Embaixadora Maria Amélia Paiva manifestou a disponibilidade de Portugal para continuar a colaborar com a BVM e a reforçar as relações de cooperação.

Contactos

Av. Julius Nyerere, nº 720 / 730
4696 – 00110 - Maputo

(00258) 214 903 16 / 19 / 22
maputo@mne.pt

Mais informação

Apoio às vítimas dos incêndios - Fundo Revita

Para mais informações clique aqui para ver

Ligações úteis

Investidores diáspora

Guia do Cidadão Português

Espaço Portugal Moçambique

EMP logo

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Turismo de Portugal

Websummit

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Conselhos aos viajantes

Registo Viajante

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Lisboa Capital Iberoamericana da Cultura

Igualdede de Género

Diário da República

Instituto Diplomático

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Portugal Economy Probe

Portugal 30 anos na União Europeia

PORDATA